Calendário

<<  Novembro 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1209
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana1209
mod_vvisit_counterEste mês1209
mod_vvisit_counterTotal7528313
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

“A cultura é um meio de evangelização”

No dia 18 de Março no salão Nobre da  Câmara Municipal de Mangualde, teve lugar uma conferência de imprensa para a  apresentação  do programa da Semana Santa em Mangualde.

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Dr. João Azevedo, salientou a parceria com a Paróquia de Mangualde na promoção deste evento.

“ Devemos aproveitar e relançar o Turismo Religioso no nosso concelho, sendo certo que respeitamos todas as crenças religiosas. No entanto achamos que o papel da Paróquia de Mangualde,  nomeadamente do Sr. Cónego Seixas,  tem sido fundamental  para o equilíbrio social.”

 

O Sr. Cónego, Jorge Seixas referiu que esta relação de instituições só traz frutos positivos.

Estas actividades enquadram-se no programa mais alto e solene da Igreja Católica, a Páscoa é a grande festa dos cristãos. Estas actividades marcam as pessoas  e se assim o é, vamos valorizá-las e dar-lhe a dignidade que elas merecem.

Salientou que a Igreja não pode ser alheia à cultura, a cultura é um meio de evangelização, hoje o púlpito tem que estar em muitos outros lugares, há temas que têm de ser abordados pela Igreja.

  A Igreja esteve sempre ligada à cultura e foi sempre  um centro de cultura. A  comunidade paroquial é um centro de culto e de cultura, a cultura ajuda para o culto e predispõem as pessoas para a melhor contemplação do mistério que hoje celebramos.

A Semana Santa é o momento fulcral de todos os homens e mulheres de boa vontade, celebramos o momento supremo da história da humanidade.

 

Questionada pelos jornalistas sobre a Visita Pascal referiu: 

“A Visita Pascal é um momento de anúncio da ressurreição. Indo às raízes históricas quem faz e quem sempre fez esse anúncio da ressurreição foram os leigos. Depois devido a certas circunstâncias e devido à abundância do clero, o clero se apropriou desse momento.

Hoje voltamos às fontes. Estamos a voltar em que os anunciadores da mensagem da alegria da Páscoa é feita pelos leigos.

Na Paróquia de Mangualde, em alguns sítios, há Visita Pascal.

Além dos locais habituais em que os leigos  assumiram sempre em concordância com o pároco, este ano ainda haverá outros locais – aldeias que vão  recomeçar esta tradição, este anúncio da ressurreição. A visita Pascal não precisa de ministro ordenado.

 

Quanto ao Programa da Semana Santa  se ter centrado em Mangualde

Este ano centrou-se em Mangualde. Os Sacerdotes do Arciprestado de Mangualde estão a pensar o que se poderá fazer não só aqui na cidade de Mangualde como também nas outras paróquias.

Outras actividades,  já se realizaram noutras paróquias.

Salientou que esta parceria entre Câmara e Paróquia não é só de agora.

“Quem não se lembra da Oratória Fátima  em que estiveram presentes duas mil pessoas, onde intervieram as duas instituições. Um acontecimento destes marca uma região do país. Mangualde foi uma das poucas  cidades que teve a execução da oratória.

 

Quanto à participação dos Jovens nestas actividades?

A adesão dos jovens é positiva, já fizemos algumas iniciativas este ano com os jovens e tivemos  uma boa participação.

Neste programa da Semana Santa também há uma participação activa dos jovens e crianças, este ano as estações foram distribuídas pelas crianças e jovens da nossa catequese paroquial, temos um total de 774, as quais não vão intervir todas.

Cada estação foi preparada com cânticos, mímica,  texto e outras celebrações como  seja a narração da Paixão do Senhor no Domingo de Ramos, etc…