Calendário

<<  Agosto 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1202
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana1202
mod_vvisit_counterEste mês1202
mod_vvisit_counterTotal7528306
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Comemorações do 25 de Abril

No dia 30 de Abril, pelas 20H30, o Agrupamento de Escolas Ana de Castro Osório levou a cabo no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde as Comemorações do 25 de Abril.

Este ano a Escola Homenageou José Afonso (Zeca Afonso) que leccionou em Mangualde e que foi um mestre da música de intervenção portuguesa.

Para além da Exposição que esteve patente no hall de entrada sobre o tema “Andarilho, Poeta e Cantor”, paralelamente, no palco, o Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra proferiu uma palestra sobre o “Ecolodir da Revolução e o papel da Música de intervenção no 25 de Abril”, na qual fez um breve  retrospectiva acerca do valor, significado que a música do Zeca Afonso representou para a sua geração. O fundamental da missão e da tradição e do modo de interpretação de música de Coimbra com José Afonso consistiu em chamar atenção de todos os estudantes  de Coimbra que Coimbra não era tudo mas que era preciso compreender aquela cidade integrando-a no país e, mais do que isso, integrando-a no mundo.

O Zeca, acima de tudo, “forcou-nos pela arte, pela magia da música, pelo encanto dos poemas a descobrir que nos encontrava-mos num interior de uma sociedade injusta. Não vale a pena trazermos aqui qualquer expressão de ódio, vale a pena que José Afonso com a magia da sua música e da sua palavra nos veio dizer: cidadãos estudantes pensem que realmente  o mundo que nos cerca, o Portugal que nós temos não é justo e pensem que nós podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais equilibrada, mais justa, onde os homens e mulheres possam olhar-se  olhos nos olhos sem se odiarem…

O sobrinho de Zeca Afonso também esteve em palco onde interpretou algumas composições do seu tio, acompanhado também de Francisco Fanhais. Para além de muita música com a participação de muitos alunos deste Agrupamento coordenados pelo Dr. Abel Moura e de um momento de poesia pelo prof. Castelo Branco.

O público que superlotou o auditório do Complexo, aplaudiu o evento fazendo assim parte também destas comemorações.