<<  Julho 2024  >>

25º Encontro de Cantadores de Janeiras

No dia  26 de Dezembro, pelas 15H00, na Igreja Matriz de Mangualde, a ACAB levou a cabo o 25º Encontro de Cantadores de Janeiras.

O reviver da tradição dos Cantares de Natal, Janeiras e Reis.

Antes do início do Encontro, o presidente da ACAB, Dr. Marcelino, fez a seguinte intervenção:

Reverendo Sr. Cónego Jorge Seixas, Pároco de Mangualde e Vigário Episcopal,

Srª Drª Maria José Silva Coelho, vereadora da CMMangualde,

Sr. Bernardino Azevedo, Presidente da Junta de Freguesia de Mangualde;

Senhoras e Senhores

Começo por saudar as entidades presentes e todas as pessoas que, gostando das Janeiras, vêm assistir a estes tão importantes cantares de tradição popular.

Hoje a ACAB realiza o 25º Encontro de Cantadores de Janeiras. Quis-se trazer os mesmos Grupos do 1º. Mas só um está em actividade e que, por motivos imponderáveis, não pôde estar presente.Acompanham-nos dois Grupos amigos – Associação Cultural de Loureiro, Grijó e o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros, Viseu – que estiveram no 2º Encontro e que nos têm visitado várias vezes.

A ACAB foi fundada, por escritura pública, em 14 de Abril de 1981.

Dos seus objectivos destaca-se o restaurar a tradição de cantar as janeiras.

Corria o ano de 1983 quando os fundadores, Dr. Fernando Daniel e eu próprio, se dirigiram ao Cine-Teatro, onde nos disseram que estavam a ensaiar vários músicos que pertenceram ao “Jaz Os Azuraras”. Lá estavam o sr. Alexandre Francisco e o sr. Joaquim Costa (Mateiro), mais o sr. João Duarte e o sr. José Manuel dos Anjos.

Dissemos ao que íamos: formar um grupo que cantasse as Janeiras.

Aderiram de imediato à ideia. Começaram os ensaios na Casa do Povo, já com as vozes de que destacamos: Engº Correia, Fernanda Correia, Fernando Madeira, Dra. Cristina Matos, eu e a Maria Augusta, Dr. Castro, Dr. José Augusto, Profª Teresa Figueiredo, João Soares, Profª Teresa Soares, José Saraiva, Drª Hermínia Peixoto, Prof. Júlio Costa, Fernando Polónio, Júlio Alberto Gomes, etc.

Não vou alongar-me. Ficará para a história do Grupo de Cantares.

Queremos, neste Encontro, lembrar com saudade os que já partiram:

Alexandre Francisco, João Duarte, José Inácio Saraiva, Profª Maria de Lurdes Costa (Milú), Fernando Polónio, Manuel Figueira, de Santo André e o Dr. Fernando Daniel Sousa Marques.

Por fim também queremos homenagear o Engº Correia e desejar-lhe rápidas melhoras.

Seguiu-se o Encontro apresentado, como habitualmente, pela Dra. Cristina Matos.

Em 1º lugar actuou o Grupo de Cantares da ACAB que entoou, desde o fundo da Igreja até à capela-mor, o Porta Aberta, recolhido em Torre de Tavares.

Depois apresentou os temas de Natal, 1º de Janeiro e Reis:

S. José Se Levantou (Tibaldinho), Maria Fazia Meia (Darei) e Reis de Gandufe. Saiu com as Janeiras de Cubos.

Seguiu-se o Grupo da Associação Cultural e Recreativa de Loureiro, Grijó, com 4 temas alusivos.

Por fim, o sr. Inspector Lopes Pires apresentou o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros, Viseu, que interpretou 5 cantares do ciclo natalício.

Os grupos receberam lembranças da Câmara, Junta de Freguesia e ACAB.

Este Encontro teve o apoio da Paróquia de Mangualde,  Câmara Municipal, Junta de Freguesia, INATEL (Viseu), da Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Dão e Alto Vouga,  e do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

A SIC esteve presente e transmitiu a reportagem nos seus telejornais.