<<  Novembro 2017  >>
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112

“ Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”

Este é o tema da mensagem do Papa Bento XVI para o Dia 45º Dia Mundial das Comunicações sociais, comemorado no dia 5 de Junho.

D. Ilídio, Bispo de Viseu, teve um encontro com jornais e rádios, especialmente regionais.

No passado dia 30, no salão nobre do Seminário de Viseu, recebeu os jornalistas.

A conferência começou com a apresentação da referida mensagem, publicada como é habitual em 24 de Janeiro passado, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas. Focou então alguns pontos da mensagem que achou mais significativos, mensagem  que aponta para um reflexão profunda sobre  os novos meios da era digital que têm de ser utilizados na evangelização aos vários níveis tendo sempre presente a verdade, o anúncio e a autenticidade de vida.

Da actividade na diocese relevou   3 pontos:

1 –  Visitas pastorais aos concelhos de Fornos de Algodres e Mangualde, está  a terminar no dia 5 de Junho.

2 – A dimensão social na diocese, em que se vai dando resposta às situações de pobreza e a grandes carências com a criação do Fundo Solidário Diocesano; reunião com todos os Provedores das Misericórdias e estas com outras instituições de Solidariedade Social, ao todo cerca de uma centena.

Trata-se de ir ao encontro das necessidade das pessoas.

Em 3º lugar, o Sínodo Diocesano, com objectivos de conhecimento, reestruturação e renovação da diocese terminou o 1º ano. Já existem 84 núcleos e 314 grupos de trabalho sinodais, onde se reflectiu sobre a encíclica, Lumen Gentium.

Para o ano será a encíclica Dei Verbum- Palavra de Deus e, no Próximo Plano, será central a encíclica Gandim Spes – preocupações sociais.

No próximo dia 26-6, rrealiza-se o  Dia Diocesano em que estarão presentes os 45 animadores dos grupos sinodais e se procederá à ordenação de um sacerdote, o diácono Lino, que estagiou na Paróquia de Mangualde.

Depois, D. Ilídio deu a palavra ao presidente do Secretariado da Comunicação Social, Pe. António Jorge, que falou sobre a próxima Jornada Mundial da Juventude a decorrer em Madrid, de 16 a 21 de Agosto próximo.

Na diocese há 200 jovens inscritos e em preparação para esse encontro com o Papa, continuando abertas as inscrições até ao dia 15 de Junho.

Algumas questões foram colocadas. Sobre as visitas pastorais que, D. Ilídio, considera muito importantes para um Bispo, notou a evidência da desertificação, do envelhecimento das pessoas e da falta de crianças. O concelho de Fornos está com 5 000 habitantes, muito desertificado. Em Mangualde estes fenómenos  são mais apenas em algumas paróquias.

As pessoas estão abertas às propostas da   Igreja.

Quanto a vocações na diocese, revela  que, nestes 4 anos anteriores, ordenou 13 sacerdotes. Neste ano será um.

A entrada no seminário alterou-se. Nestes últimos 5 anos todos os que entraram foram ordenados. Hoje há 9 em teologia e prevêsse que, no próximo ano seja ordenado mais um. A média  de  idades de sacerdotes activos anda pelos 60 anos. D. Ilídio, apesar destes números baixos, acredita que Deus não faltará e continuará empenhado na Igreja.

Em relação à acção do Fundo Solidário Diocesano, D. Ilídio, diz continua a dar as respostas possíveis ao aumento das necessidades das pessoas, pedindo ajuda ao Fundo Nacional quando é preciso.

Apela para que se continue ajudar o Fundo e revela que será feito um peditório à diocese oportunamente.

D.  Ilídio ainda informou que as obras do Paço Episcopal, apesar das dificuldades de projecto e de carácter arqueológico já ultrapassadas estarão prontas dentro de 14 meses.

Quanto às legislativas é da opinião que todos os partidos tentam o maior número de votos mas as ideias novas não são relevantes.

No fim agradeceu a presença de todos e convidou-nos para jantar com ele.