<<  Novembro 2018  >>
  5  6  7  8  91011

D. Ilídio encontrou comunidades vivas

no concelho de Mangualde

No dia 5 de Junho, D. Ilídio Pinto Leandro, Bispo de Viseu, encerrou a sua Visita Pastoral ao Concelho de Mangualde. Depois de percorrer durante meio ano todas as freguesias, começando pelo Alto do Concelho, terminou em Mangualde. Durante 15 dias, visitou diversas Instituições, Empresas e Associações. Reuniu com o Sr. Presidente da Câmara, com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e restantes Autarcas, com diversos grupos e fez uma avaliação muito positiva, pois “na verdade não conhecia suficientemente a riqueza e a diversidade de Mangualde”.

Ficou muito contente por encontrar comunidades vivas, em que os Párocos, leigos, cristãos olham para a Igreja como um caminho que querem seguir realizando a sua fé cristã, com empenhamento para servirem cada vez melhor o projecto de Jesus Cristo.

Encontrou um concelho em franco progresso, com futuro. Com gente que não tem medo das dificuldades presentes, que quer apostar, mesmo às vezes correndo riscos, criando melhores condições de vida para quem cá vive.

Da parte da Igreja também há toda a colaboração e entendimento para caminharem juntos.

Nesta eucaristia dedicada aos jovens que celebraram a Festa da Vida e do Envio, (8º e 9º anos), deixou a mensagem de como é bom viver, Deus enviou-nos e todos temos uma missão. Assinalando a sua festa, receberam a cruz de Cristo, das mãos de Sua Exª. Reverendíssima.

O Sr. Presidente da Câmara, Dr. João Azevedo, no final da Missa, agradeceu a presença do Sr. Bispo no concelho e ofereceu-lhe um quadro representando a Sagrada Família em nome de toda a comunidade mangualdense. E ficou satisfeito por D. Ilídio referir que Mangualde é um concelho de futuro.

O Rev. Cónego Jorge Seixas, Pároco de Mangualde e Vigário Episcopal da Zona Pastoral da Beira Alta, agradeceu a presença do Sr. Bispo e de todos que colaboraram na preparação da Visita Pastoral. Referiu que esta Visita também vai ser recordada por todos, agradecendo toda a confiança que D. Ilídio deposita na sua pessoa. E mais disse: “não tenho nenhuma prenda para lhe oferecer, mas a melhor prenda somos todos nós que estamos aqui, de coração grato.”

D. Ilídio despediu-se de uma maneira afável: “espero que daqui a 10 anos, quando vier em Visita Pastoral, estejamos reunidos novamente. Não vos deixeis morrer até lá …”

E com uma grande saudação partiu.