Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje6083
mod_vvisit_counterOntem11299
mod_vvisit_counterEsta semana33761
mod_vvisit_counterEste mês99931
mod_vvisit_counterTotal7673060
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Está preparado para o apagão a 12 de Janeiro?

“Migração para a televisão digital terrestre”

No dia 10 de novembro ,realizou-se no auditório da Câmara Municipal de Mangualde, uma sessão de esclarecimento sobre a “Migração para a Televisão Digital Terrestre”.

A iniciativa foi organizada pela autarquia, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, em parceria com a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores.

Segundo o  Engº. André Neves da Deco a televisão digital vai melhorar  a qualidade de som e da imagem.

Esta mudança foi um acordo feito pela União Europeia, em 2012 acaba a televisão analógica por isso devemos estar preparados para o apagão que vai acontecer a 12 de Janeiro.

Se não estivermos preparados não podemos ver televisão.

Até lá convém estar preparado:

- Com a TDT os consumidores continuam a assistir aos quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) de forma gratuita, não tendo que subscrever serviços de televisão paga.

- O primeiro passo é saber se está numa Zona TDT, de recepção  directa ou de recepção  por satélite DHT, ligando grátis 800 200 838. (Em Mangualde e por via terrestre)

- Nas zonas com cobertura terrestre basta ter : a antena atual e TV compatível com a norma (MPEG4)

- Apenas nos casos em que a TV não esteja apta a receber TDT, é que é necessário adquirir um descodificador

- Existe a possibilidade de comparticipação de 50% do valor do equipamento no máximo de 22€, nas seguintes situações:

- Portadores de deficiência (igual ou superior a 60%)

- Beneficiários do RSI

- Reformados ou Pensionistas com rendimentos inferiores a 500 € mensais

- Instituições de caráter Social e sem fins lucrativos

Para solicitar a comparticipação deverá preencher formulário disponível em http://tdt.telecom.pt, nas lojas PT ou no CIAC de Mangualde.

Aqui também foi feita uma chamada de atenção para as possíveis burlas que possam acontecer e que já aconteceram,  não assine nenhum documento porque não é preciso pagar nenhuma  mensalidade para ver televisão, a sua televisão  pode ser reaproveitada bem como a antena,  basta comprar um descodificador. Há vários tipos de descodificadores, as pessoas devem comprá-los  mediante as suas necessidades. Há-os  já preparados  para a alta  definição (HD), neste momento  ainda não há emissões e os mais baratos  de resolução normal, por isso há que ter em conta  as possibilidades de cada um.

O apagão no nosso concelho vai-se fazer a 12 de janeiro é há que estar preparado, não espere pelos  últimos dias pois pode acontecer a subida de preços e  a rotura de stock.

A ligação é fácil é semelhante á montagem de um vídeo, é ligar antena ao emissor  e o emissor à televisão.

Se tiver dúvidas, ligue para o nº de apoio 800 200 838.

Nesta sessão de esclarecimentos estiveram presentes a Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, o Vereador para as Novas Tecnologias,  João Lopes, vários Presidentes de Juntas de Freguesia, e algum público, sendo feito aqui  um apelo para que eles esclareçam as populações.

Como todos sabemos ,a televisão é um meio de companhia para muitos nomeadamente para as pessoas idosas; por isso, não se deixe enganar…