<<  Julho 2024  >>

Jornal - Notícias da Igreja

Abertura do Ano da Fé

Nota de D. Ilídio Pinto Leandro, Bispo de Viseu

Em comunhão com o Santo Padre e a Igreja Católica Universal e em unidade com o nosso Bispo e a nossa Igreja diocesana, somos convidados, a partir de hoje, a viver um muito especial Ano da Fé. Fé em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, Trindade Santíssima que é Fonte de vida e de santidade. Fé na Igreja, na qual somos o Povo de Deus, em comunhão com todos os baptizados que conhecem e seguem Jesus Cristo, o Bom Pastor. Fé que, desde o Baptismo, nos dá a certeza da vida que é marcada pela Ressurreição e pela promessa da vida na Casa do Pai. O Ano da Fé convida-nos a entrar na comunhão, abrindo e atravessando a porta que nos faz viver uma relação, onde Deus está presente, onde todos os homens e mulheres são nossos próximos e onde o amor se faz vida e alimenta a esperança.

Neste ano especial, somos convidados a viver a Eucaristia de cada Domingo como a Festa que torna Jesus Cristo presente, como Palavra e Alimento, a dar sentido cristão a toda a vida da semana. Empenhados na realização do Sínodo, como Projeto de comunhão e de renovação das nossas Comunidades, somos chamados a estudar o Documento conciliar que explica o sentido cristão da Eucaristia e do Domingo e chamados a compreender, com a verdade e a sabedoria do Espírito Santo, todas as afirmações da Fé católica que rezamos no Credo.

Que neste especial Ano da Fé, a Trindade Divina – que é Pai, Filho e Espírito Santo – nos ajude a ouvir e a acolher a Sua Palavra; a sentir e a crescer na alegria da comunhão; a viver e a testemunhar a unidade da fraternidade; a anunciar e a construir o Reino de Cristo que é vida e graça, verdade e justiça, amor e paz. AMEN.