<<  Março 2019  >>

Jornal - Regional

Furto do Sino da Capela

de N.ª Sr.ª da Saúde:

Na manhã do dia 24 do corrente mês de Abril, Domingo de Páscoa, foi a paróquia de Cunha Alta surpreendida com um facto inédito e triste na vida de qualquer comunidade religiosa: O sino da Capela de N.ª S.ª da Saúde, Santuário por demais conhecido na região, já que aí afluem muitos devotos, provindos das mais variadas zonas do país, foi furtado pela calada da noite.

Como se referiu, este é um facto inédito e passível, desde logo, da maior repulsa social, pois que já nem as “coisas” de Deus escapam aos insaciáveis desejos dos malfeitores, que procuram na ilicitude dos seus procedimentos formas fáceis e rentáveis de viver.

Segundo informação que nos foi prestada pelo fabricante, têm sido muitos os casos recentes de furto de sinos, levados à prática, essencialmente, ao que se diz, por cidadãos estrangeiros, que logo os retiram do país.

Ao que chegou este pobre Portugal, onde tudo o que não presta parece vir cair, vendo na falta de poder e de autoridade a possibilidade de pôr em prática todo o tipo de criminalidade, mesmo esta, de atentado contra as instituições religiosas!

Às comunidades locais impõe-se, pois, estarem atentas e vigilantes na defesa do respectivo património, pois que tantos são os templos isolados, onde tudo se torna demasiadamente fácil para quem vive da cobiça e apropriação dos bens alheios.

Enquanto isso, a paróquia da Cunha Alta, que é pequena e pobre, viu-se, desta forma, despojada de um bem valioso, cujo preço é de cerca de 2.300,00 uros, e que não vai ter possibilidade de repor. Resta-lhe a esperança no “milagre” da recuperação, feita que foi a participação à GNR.