Jornal - Ultima hora |
Há 86 anos, mais precisamente no dia 10 de Julho de 1931, nasceu o Notícias da Beira. Ao longo de todo este tempo tem vindo a assinalar o que os seus correspondentes/colaboradores, administração e direcção consideram que merece registar-se para informação dos seus leitores e para memória futura. Diversos têm sido os momentos que foram marcando a sua história, sendo de referir aquele em que ocorreu a sua doação, pela família Monteiro Albuquerque, à Paróquia de Mangualde. Corria o dia 1 de Junho de 1972 e já passaram 45 anos.
Nenhum empreendimento humano resiste ao passar do tempo sem a motivação, o comprometimento e a resiliência de um conjunto mais ou menos alargado de pessoas para com um projecto que se considera relevante. Sou há muito pouco tempo directora do Notícias da Beira e esse facto permite-me uma maior liberdade no elogio/agradecimento públicos que aqui pretendo fazer a todos quantos estiveram na origem deste Jornal e a todos aqueles que têm contribuído para que agora comemoremos mais um significativo aniversário.
É merecedor de um especial elogio o seu fundador, Sr. António Monteiro Albuquerque, que o soube sonhar e tornar possível. Um inquestionável elogio é também devido à sua família que 41 anos depois o doou à Paróquia de Mangualde para que o projecto continuasse vivo e a cumprir a sua missão. A Paróquia de Mangualde e a Fundação Cónego Monteiro são igualmente merecedoras de palavras elogiosas. Assim é, porquanto, contra ventos e marés, têm sabido conferir a sustentabilidade (im)possível a um projecto que sobrevive num contexto que lhe é manifestamente adverso.
Permitam-me, ainda, que neste aniversário dirija palavras de especial agradecimento aos correspondentes/colaboradores do Notícias da Beira. Há algum tempo atrás, no dia 23 de Março, reuni pela primeira vez com estes pilares fundamentais. Neste encontro estiveram também presentes o Administrador do Jornal, o seu Sub-Director e a sua Chefe de Redacção. Foi muito gratificante acolher todos os que quiseram/puderam estar presentes e foi igualmente gratificante verificar que a interacção então ocorrida se tem convertido num maior contributo em termos de artigos a publicar. Uma fotografia associada a este Editorial ilustra este momento para que hoje e sempre possa ser melhor recordado.
Quero ainda expressar o meu agradecimento a quem no dia-a-dia trabalha neste Jornal, nele coopera e cumpre todas as tarefas indispensáveis à publicação, a cada quinze dias, de mais uma edição.
Uma palavra é ainda devida aos anunciantes do Notícias da Beira. O contributo deles emergente torna menos penosa a tarefa de garantir a sua sobrevivência. Não podemos esquecer os nossos leitores. São a razão primeira e última de ser e estar do Jornal. Em nome do Notícias da Beira e de toda a sua equipa muito obrigada por estarem connosco, por nos acompanharem, por nos lerem. Precisamos de vós e de todos quantos a vós/nós se queiram juntar.
E muito obrigada Sr. Reverendo Cónego Jorge Seixas pelo valioso e incontornável contributo dado ao longo da última década…
Para terminar, apenas três mais do que devidas palavras: Parabéns Notícias da Beira!
Até breve…
|