Pastelaria do Patronato
Fundação Cónego Monteiro
Largo da Misericórdia
3530 – 131 Mangualde
Telef. 232 619446
Telemv. 964980771
Fabrico Próprio - Pastelaria variada
Doces e salgados
Horário: De Segunda a Sexta-feira 8H00 às 19H00
Sábado 8H00 às 18H00
Domingo- Encerrado
Especialidades:
Pasteis de Feijão (constam do Roteiro Gastronómico)
Variedades:
Pudins, Caramujos, Natas, Bola, Travesseiros, Queques, Canela, etc…
Miniaturas
Bolo Regional (às quintas-feiras)
Bolo de Azeite ( às quartas e sextas-feiras)
Biscoitos (às terças-feiras)
Bola de carne (às sextas-feiras)
Salgados
Rissois
Empadas
Folhados Mistos
Croissant de Fiambre
Inauguração da Pastelaria do Patronato
“espaço de acolhimento, tranquilidade e paz
com qualidade de excelência”
No dia 31 de outubro, a Pastelaria do Patronato, conforme estava previsto, foi inaugurada depois de grandes obras de remodelação, que começaram no dia 14 de setembro e terminaram a 31 de outubro.
A comunidade Mangualdense, depois da missa das 18h00, foi convidada pelo Revº. Cónego Jorge Seixas, pároco de Mangualde e presidente da Fundação Cónego Monteiro - (Pastelaria do Patronato), para estarem presentes neste ato.
A comunidade aceitou o convite e perante diversas individualidades, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde Dr. João Azevedo, Vice-Presidente Engº. Joaquim Patrício, Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde, Dra. Leonor Pais, Vereador Dr. João Lopes, Membros da Direção do Complexo Paroquial, colaboradores e demais o Sr. Cónego procedeu à bênção do novo espaço.
Usou da palavra agradecendo de um modo especial aos funcionários, aqueles que trabalharam e trabalham aqui neste local, bem como aos Membros da Direção que trabalharam com ele para que este sonho se tornasse uma realidade. É de salientar a presença da última “Menina do Patronato”, Menina Elvira com 90 anos.
Agradeceu a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Vice-Presidente, Presidente da Assembleia e demais vereadores. Salientou que era um dia importante para todos. Uma pastelaria em que alguns deram a vida neste local.
Uma casa com mais de 25 anos, que se tem vindo a adaptar aos dias de hoje. Foi construída para dar resposta às necessidades da comunidade e continua a ser sensível a essas necessidades, desta vez foi a pastelaria.
Há três anos que sonhava com este espaço, foi partilhando com a direção a necessidade de ampliar este local de acolhimento, tranquilidade e paz.
Deixou uma palavra de muito apreço e gratidão a todos os funcionários da Instituição, neste momento são 106 funcionários que trabalham nesta casa. Há 8 anos atrás quando chegou eram 62.
Agradeceu em particular àqueles que trabalham na Pastelaria, que desde o dia 14 de setembro até hoje tiveram de fazer sacrifício e adaptarem-se às instalações provisórias.
Agradeceu também aos membros da direção pelo apoio que lhe deram e dão em decisões em prol da comunidade, sendo o continuar da história feita para os nossos dias, acolherem bem quem nos visita.
Espera que este espaço continue a ser a sala de visita de Mangualde.
O presidente da Câmara Municipal de Mangualde Dr. João Azevedo salientou que o Complexo Paroquial é a âncora da história contemporânea de Mangualde. Este Complexo foi inaugurado há mais de duas décadas, mas já antes havia um trabalho quanto ao objetivo desta casa, ou seja, tratar das pessoas.
“O Sr. Cónego Jorge Seixas quando veio para Mangualde com a sua equipa estava determinado em dar um supletivo à casa com a sua equipa, conseguiu transformar esta Instituição, não só na parte religiosa, mas na parte social e do turismo”. Agradeceu o trabalho que fazem junto dos Mangualdenses, realçando a “qualidade e a excelência da pastelaria aqui fabricada”, reconhecida a nível nacional e internacional, representando muito bem Mangualde.
É com satisfação que recomenda a visita a este espaço a quem procura conhecer o nosso concelho.
Muitos foram os que marcaram a sua presença e gostaram da nova imagem do patronato, um espaço com mais conforto e qualidade.
No final, a todos foi oferecida a oportunidade de saborear os produtos confecionados nossa Pastelaria.
A tradição de bem servir é a marca da casa, mantendo os moldes tradicionais com uma vasta gama de doces conventuais, delegados por D. Maria Amélia Ortiz Ribeiro. Foi ela que trouxe as receitas da doçaria conventual, de que se destaca, desde a primeira hora, o bolo regional, o bolo de azeite, os caramujos ou jesuítas, os papos de anjo e as saborosas lampreias de ovos.
É também das suas mãos que aparece o famoso pastel de feijão. Mais tarde aparecem as “Meninas do Patronato” continuaram a Obra. Hoje a Pastelaria do Patronato tem fama a nível nacional e internacional, mantendo-se nos moldes tradicionais, mas com outra orgânica. A tradição mantém-se na produção de doces e bolos, mas também se confecionam outras iguarias. Bastante procurados são também os bolos de aniversário, o bolo-rei, as cavacas, as filhoses, as bolas de carne e as tão apreciadas empadas.
No entanto o doce mais famoso do “Patronato” é, indubitavelmente, o pastel de feijão. |