Promessas
Em todo o Mundo, no dia 22 de Fevereiro, se comemora o nascimento de Baden-Powell, fundador do Escutismo, o maior Movimento de jovens do mundo.
O Agr. 299, antecipando esta efeméride, realizou, no fim-de-semana de 20 e 21, um acantonamento.
Sob o tema “Viver Baden-Powell, meditou-se e interiorizou-se, jogando, os Valores que preconizamos e em que acreditamos, tendo sempre como objectivo final, “deixar o mundo melhor do que o encontrámos.
Culminou, este acantonamento, com a realização das promessas de 7 noviços e 2 aspirantes a exploradores. Atingiram, no Sistema de Progresso, a maturidade e as competências propostas. Sabendo que não tinham atingido a meta, simplesmente iriam iniciar uma caminhada com mais responsabilidades, guiados e não empurrados pelos chefes, fizeram, na missa das 11 horas, a sua Promessa perante Deus e a comunidade.
Este compromisso, periodicamente, assumido pelas crianças e jovens, tranquiliza-nos, de certo modo, em relação ao futuro da nossa paróquia e da nossa cidade.
Raid
Os Escuteiros têm uma sensibilidade adquirida no Movimento, que lhes permite ver as coisas e as atitudes de um modo diferente e, às vezes, até superior.
Neste contexto, o Clã do 299, programou um Raid, nos dias 13 e 14 de Fevereiro, na margem do Douro, ao longo da, desactivada, linha do comboio, que liga Espanha, por Barca d’Alva, ao Pocinho. Neste Raid, destinado a caminheiros e chefes, houve momentos fortes de partilha e cumplicidade. Quase que se esqueceram os problemas, cansaços, o “humano”. Limpou-se a mente e, de facto, foi mais fácil, para todos, ver e sentir a presença de Deus, nas paisagens maravilhosas que, avidamente, se absorveram e guardaram na memória de todos e de cada um.
Limpeza da margem esquerda do rio Dão
Baden-Powell, na sua “Ultima Mensagem”, afirma-nos que “…o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”. Pena que poucas pessoas conheçam e pratiquem esta máxima. O agr. 299, após solicitação da Junta de Freguesia, esteve empenhado na limpeza do rio, junto a barragem. Todas as secções, em número superior a 30, deram o seu melhor para devolver ao local a beleza que anónimos insistem em camuflar.
|