Pastoral Paroquial - Movimentos |
Fraternidade de Nuno Álvares Quem somos? Denominação A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) é uma Associação privada de fiéis, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por antigos filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, que deixaram o activo naquela Associação.
Fins A FNA tem por Fins: *estreitar os laços de AMIZADE que unem todos quantos militaram no activo do CNE, sendo elo de ligação de todos os que se mantenham fiéis à Lei e aos Princípios do Escutismo Católico;
*constituir uma forte falange de APOIO ao CNE, na medida das possibilidades da Associação e de cada um dos seus Associados;
*possibilitar a PARTICIPAÇÃO dos Associados em manifestações escutistas, desde que não haja inconveniente para a FNA e para o CNE;
*permitir a partilha entre a EXPERIÊNCIA do passado e as realizações do presente, pelo desenvolvimento das relações entre os antigos e actuais Escuteiros no activo;
*manter vivo, nos seus Associados, o Espírito Escutista, nomeadamente na vivência da FÉ e humanismo Cristão, na atitude de SERVIÇO voluntário ao próximo, nomeadamente na Paróquia, na partilha fraterna MUNDIAL, com os outros irmãos Escuteiros e Guias, e na protecção da NATUREZA.
Opção Católica A FNA afirma-se como Movimento da Igreja Católica e está ciente da responsabilidade que lhe advém desse facto, nomeadamente enquanto Associação privada de fiéis.
Independência A FNA é independente de qualquer ideologia política ou partidária e do poder constituído.
Escutismo Adulto Mundial A FNA é membro de pleno direito da ISGF/AISG - International Scout and Guide Fellowship / Amitié Internationale Scoute et Guide – a Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias Adultos, com expressa aceitação dos seus Estatutos e Regulamentos.
Patrono À Fraternidade dos Antigos Escutas do CNE foi-lhe indicado como patrono a figura notável de um ser humano, que se destacou ao longo da vida por defender valores em que sempre acreditou, e que muito se aproximam dos mesmos que os escuteiros querem fazer todo o possível por cumprir: Essa figura notável foi D.NUNO ÁLVARES PEREIRA.
Núcleo de Mangualde da Fraternidade de Nuno Álvares, em actividade
O passado Domingo, dia 22 de Maio, foi de grande actividade para o Núcleo de Mangualde da FNA.
Para além dos associados deste Núcleo, participaram também nesta actividade os seus familiares e alguns amigos e “antigos” escuteiros. O período da manhã foi preenchido com a participação na Missa dominical das 11 horas, seguindo-se a tomada de posse da nova direcção do Núcleo, realizada numa das salas do Complexo Paroquial e testemunhada pelo Sr. Cónego Jorge Seixas, Assistente Religioso deste Núcleo. O Presidente ora empossado, após agradecer o esforço desenvolvido pela anterior Direcção, reafirmou a disponibilidade do Núcleo para o serviço à Paróquia e expressou a vontade da nova equipa directiva em assentar, em três pilares fundamentais, a futura acção do Núcleo: Fraternidade, Simplicidade e Serviço. O Sr. Cónego Jorge Seixas afirmou na ocasião, contar com a colaboração empenhada da FNA nas diversas actividades da Paróquia. Terminada a cerimónia, os associados e seus familiares dirigiram-se para o monte da Sra do Bom Sucesso, na Chãs de Tavares onde almoçaram com farnel partilhado. Após a refeição, houve um período de agradável e sã confraternização tendo, entre canções e jogos, sido reforçada a amizade entre todos. O último jogo da tarde, um pequeno raid, incidiu o seu tema nas questões da fé e da mística escutista, confrontando os participantes com a sua própria vivência deste ideal e levando-os até ao topo do monte onde, com vistas para um cenário deslumbrante e arrebatador que dali se avista, efectuaram a renovação da sua Promessa de escuteiros. Após o lanche, cantou-se a canção do Adeus e todos regressaram a suas casas, certamente mais amigos, mais felizes e mais fortalecidos no seu Ideal.
P.S.: A FNA agradece à Junta de Freguesia de Chãs de Tavares, na pessoa do Sr. Presidente a atenção com que sempre nos recebe.
|