<<  Abril 2024  >>

Jornal - Notícias da Igreja

Decálogo dos símbolos

da Quaresma

1 – A Quaresma é DESERTO. É solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2 – A Quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são alguns dos exemplos.

3 – A Quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4 – A Quaresma é LUZ, como vemos na narração da cura do cego de nascença. É a passagem das trevas à luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5 – A Quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado em textos como a cura do paralítico ou do filho do criado do centurião.

6 – A Quaresma é ÁGUA. É a passagem da sede da nossa insatisfação à água viva, a água de Moisés para o povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.

7 – A Quaresma é a capacidade de ultrapassar e vencer todas as provações e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas personagens bíblicas sofrem graves perigos e vencem dificuldades como José, filho de Jacob, a casta Susana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8 – A Quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante todo este tempo. Prefigurada no Antigo Testamento e salientada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite a carregar com a cruz da vida como condição para ser seu discípulo.

9 – A Quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, anunciada já na transfiguração de Jesus. “Pela cruz à luz”.

10 – A Quaresma é o esforço por retirar o fermento velho e usar a LEVEDURA NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e sempre.