<<  Abril 2024  >>

Família Hoje

Desafios à Igreja

CPM Setembro 2014 004 - Cópia 800x600

Decorreu no passado dia 20 de setembro, no Complexo Paroquial de Mangualde, o Encontro anual de Formação das equipas dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) da diocese de Viseu.

Este encontro é organizado rotativamente pelas 6 equipas CPM da diocese, cabendo este ano ao Centro de Mangualde a sua organização, em colaboração com a direção diocesana.

CPM Setembro 2014 008 800x600

O tema escolhido não podia ser mais atual: “Família Hoje – Desafios à Igreja”. Com esta escolha pretendíamos debater a situação atual das famílias e da Igreja, que se mantêm, como sempre, em mútuo e constante desafio.

Sendo o CPM um movimento integrado na Pastoral Familiar diocesana, e como já tem sido habitual nos últimos anos, este Encontro foi aberto a toda a população diocesana, com especial chamamento aos casais e áqueles que mais diretamente se interessam pela problemática da família dos nossos tempos.

Para permitir uma abordagem mais abrangente do tema, foram nossos convidados o Dr. Fidalgo Freitas (psiquiatra) e D. Idídio Leandro (nosso Bispo). A mesa redonda foi moderada pela Drª Nazaré Domingues (assistente social e elemento da equipa CPM de Mangualde).

CPM Setembro 2014 010 800x600

Além dos casais CPM da diocese e do Secretariado da Pastoral da Família, compareceu uma centena de pessoas que encheram a sala e participaram de forma entusiasta no debate que se seguiu à intervenção dos oradores convidados.

Foram muitas as ideias desenvolvidas e debatidas e de difícil síntese, mas realçamos as seguintes:

A raça humana é a mesma e a espécie que menor evolução sofreu ao longo dos séculos; o que mudaram foram as circunstâncias às quais nós humanos nos temos adaptado com mais ou menos sobressaltos.

O casamento também se modificou: hoje casam-se mais por amor e há maior equilíbrio nas relações dos casais, mas outros problemas surgiram como as dificuldades na educação e acompanhamento dos filhos.

Os pais estão cada vez mais ocupados, sem tempo para dedicar à família, como dantes… obrigando a novas formas de organização familiar.

A família é a célula base das sociedades mas neste nosso tempo, a sociedade ou as instituições que a comandam, desrespeitam-na, não a protegem, tendo como consequência mais imediata a baixa de natalidade cada vez mais preocupante.

O homem e a mulher são diferentes e o casamento não é o somatório de duas pessoas mas sim a construção de um projeto de vida a dois, com respeito e comunhão permanente de vida.

A família é também o reflexo da sociedade e dos seus problemas mas deve ser uma comunidade de vida, de amor e tornar-se o melhor espaço para a evangelização.

A família ou as novas formas de organização familiar colocam hoje desafios que exigem respostas da Igreja, esperando sobretudo acolhimento e apoio; por outro lado, a Igreja, como comunidade de crentes e a paróquia como família de famílias pedem aos casais maior empenho, franco testemunho e mais trabalho nas atividades da Pastoral Familiar para ajudar as famílias em dificuldade.

CPM - Equipa de Mangualde

CPM – Direção Diocesana