Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1894
mod_vvisit_counterOntem8392
mod_vvisit_counterEsta semana24717
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7008985
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DA COMEMORAÇÃO

DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

“Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido!”. No texto do evangelho, este desabafo de Marta dá voz ao nosso protesto silencioso, nesta manifestação de dor, de fé, de esperança e amor! De certo modo, Marta representa-nos aqui a todos, neste lugar, em que um turbilhão de perguntas irrompe do mais fundo do nosso coração, e parece pôr à prova a nossa fé. Também podemos perguntar a Jesus: “porque deixaste morrer o meu irmão, o meu marido, a minha esposa, o meu filho, o meu amigo?”. “Porque não fizeste nada a tempo de o salvar?”. Ou, em alguns casos, gritaremos, com mais força ainda: “Senhor, porque o levaste tão cedo?” Talvez nos apeteça mesmo dizer, com toda a franqueza: “Senhor, como Te podes considerar nosso amigo, se não fizeste nada, para evitar a sua morte?” Nós, como Marta, voltamo-nos, para Jesus, como nossa única e última esperança! E fazemos bem, porque só Jesus realmente pode responder e corresponder, por inteiro, a esse clamor, a este desassossego, que lavra dentro de cada um de nós!

E o que nos responde Jesus? Que diz Jesus a Marta, que O interpela e O questiona, sobre a morte prematura de seu irmão? Jesus diz-lhe simplesmente: “Teu irmão ressuscitará”. Talvez a nós, como a Marta, isso nos pareça muito pouco! Olhamos ainda para a ressurreição como uma promessa distante, uma hipótese remota. Mas Jesus insiste e esclarece: “Eu sou a Ressurreição e a vida”, como se dissesse a Marta: “Olha, Marta, tu querias apenas que eu evitasse a morte ou prolongasse a vida do teu irmão! Mas eu não vim, a este mundo, para aumentar um palmo à vida dos homens, ou eliminar a realidade humana da morte: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância, a vida na sua plenitude, a vida eterna, a própria vida de Deus”. A Ressurreição e a Vida, diz-lhe Jesus, sou Eu mesmo: “quem vive e crê em mim, não morrerá jamais”! Mais tarde, quando Jesus morrer, na Cruz, e ressuscitar vitorioso na manhã de Páscoa, Marta poderá compreender o sinal antecipado da ressurreição de Lázaro, seu irmão. Jesus deixará então bem claro, no alto da Cruz, a promessa que se cumpre: “hoje mesmo estarás comigo no Paraíso”. Ressuscitar é isto mesmo: viver de Cristo e por Cristo, viver em Cristo e com Cristo, numa plenitude de vida, em que o amor de Deus vence a própria morte!

Apesar do desabafo, Marta acabou por fazer um ato de fé: “acredito, Senhor, que Tu és o Messias, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo”. Este ato de fé é fundamental e é a nossa segurança, sobretudo quando nos confrontamos com a morte de um pai, de uma mãe, do irmão, da esposa, do marido, de um filho, de um familiar, de um amigo! Na verdade, o mistério da vida e da morte só pode ser compreendido e aceite, na fé. Como nos dizia São Paulo, “caminhamos à luz da fé e não da visão clara”. Só a fé nos pode ajudar a perceber que há um Deus! Este Deus interrompeu o seu silêncio; este Deus falou, por meio de Seu Filho. Este Deus conhece-nos, ama-nos! Este Deus entrou na nossa história, viveu e morreu, como nós e por nós. E da morte ressuscitou, para nos ressuscitar com Ele e como Ele. Jesus sofre connosco até à morte, e daí nos levanta e ressuscita para uma vida que nunca mais acaba.

Esta é afinal a resposta de Deus às nossas perguntas: não responde com um discurso, com uma teoria sobre a vida para além da morte: responde com a vida, a morte e a ressurreição de Jesus! Que a luz da fé não nos deixe tropeçar no desânimo e no desespero! Que a luz da fé mantenha acesa a nossa esperança na vida eterna. Que a luz da fé nos dê esta certeza de que o amor de Deus é mais forte que a própria morte! Rezemos como os apóstolos: “Eu creio, Senhor, mas aumenta a nossa fé”. Professemos todos juntos a fé, como Marta, dizendo “Senhor, eu creio que Tu és o Messias, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo”.