<<  Setembro 2024  >>

“A Ação Social como expressão

do rosto de Deus Misericordioso”

No dia 16 de janeiro decorreu no Pavilhão multiusos do Lar de S. José, na paróquia de Antas- Penalva do Castelo uma ação de formação : “ A Ação Social como expressão do rosto de Deus Misericordioso”.

Este encontro pretendeu reunir direções e funcionários das diversas instituições que em grande número, mais de duas centenas ouviram com atenção Monsenhor Feytor Pinto.

O conferencista salientou que a ação social é “um tema apaixonante.., não basta a justiça é preciso o amor , perdão, misericórdia.

Apresentando a Misericórdia como fonte de serenidade, alegria e paz. Sendo necessário estar sempre com serenidade e alegria, não é possível num Centro Social que se levante a voz ou uma palavra menos desequilibrada … Nasce em cada pessoa a sabedoria do coração (servir o outro/estar com o outro/ ir ao encontro sem o julgar), tudo isto nos dá o caminho da Misericórdia.

O olhar de Deus cruza-se com o nosso e isto nos abre a porta para uma reflexão.

Para Feytor Pinto, a Misericórdia é um tema atual, mas esquecido, num mundo demasiado centrado no económico, onde a economia atual mata, dando prioridade ao dinheiro e sacrificando a pessoaa. Citando o Papa Francisco: “o Papa quer mudar o paradigma cristão, não centrado na participação sacramental, mas no Amor, que se concretiza na vida, cumprindo o “mandamento novo que Jesus nos confiou”. Lembrou a regra de ouro da ação social: “faz aos outros tudo o que gostarias que te fizessem…”