Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje3641
mod_vvisit_counterOntem8392
mod_vvisit_counterEsta semana26464
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7010732
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO DIA DE NATAL

20161225 113330 800x600

A mensagem do anjo aos pastores ajuda-nos a compreender o significado e a importância do nascimento em Belém na noite de Natal. As primeiras palavras são: “Não temais”…, as mesmas palavras que o anjo disse a Maria quando lhe anunciou o nascimento de Jesus: “Não temas, Maria”. As mesmas palavras que Jesus repetirá ao longo de toda a sua vida: “Não tenhais medo”. Hoje, quais são os nossos medos? Cada um tem os seus. Medo do escuro, da solidão, da situação económica, de perder o emprego, de uma doença, do futuro dos filhos, das decisões que tomam os filhos quando se tornam adultos, dos perigos que nos rodeiam… Tantos medos! Neste dia de Natal, sabe bem ouvir esta mensagem divina: “Não tenhais medo”. A nossa confiança e a nossa segurança está Naquele que dá sentido a tudo e está no meio de nós e ama-nos. Jesus é o fundamento da nossa confiança, o antídoto, o remédio para os nossos medos.

Neste dia, a todos é dada uma alegre notícia. Jesus vem para toda a humanidade. Não vem somente para José e Maria, para os pastores e os magos, para os judeus e também não vem somente para os cristãos. Vem para todos. Esta alegre notícia é para toda a humanidade, para os que confiam em Jesus, para os que se esqueceram Dele, para os que acreditam em Deus e para os que vivem rodeados de dúvidas. Esta alegre notícia consiste na certeza de que qualquer homem e mulher não está sozinho perante os seus medos. Há alguém que está próximo e que nos ama.

Aquele que nasce para todos não o encontraremos entre os poderosos deste mundo, entre os ricos, entre os famosos. Como há dois mil anos, vamos encontrá-lo nos lugares esquecidos da nossa sociedade, no meio dos simples, dos pequenos, dos que não contam para nada, dos que não são notícia nos jornais e na televisão. Os presépios de hoje estão na “parte de trás” do mundo e das cidades, nos lugares que procuramos escondê-los para que não se vejam, nos países do Terceiro Mundo, nos bairros do Quarto Mundo. Porque é nestes lugares onde se vive mais a solidariedade de pessoas que, sem fazer ruído, vão ao encontro dos mais necessitados, ou seja, de homens e de mulheres que, como Maria, dão a luz à Luz. Os presépios de hoje também se encontram nas ações solidárias, como a recolha de alimentos. Todas estas iniciativas são Natal, porque se dá luz à Luz. Onde há solidariedade e proximidade, está presente o Deus que se fez carne em Belém, faz-se Natal.

Neste tempo de Natal, as famílias reúnem-se, trocam-se prendas… Para significar que queremos fazer como Deus, que queremos fazer como Jesus: estar próximo dos outros, começando pela nossa família. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”. A glória de Deus manifesta-se quando entre nós há paz, na família, no trabalho, na escola, com os vizinhos, entre os países, no mundo inteiro. Trabalhar pela paz é fazer Natal. É dar a luz à Luz. Que a Paz e a Solidariedade reine nas nossas vidas no Natal deste ano.

Cónego Jorge Seixas