Calendário

<<  Junho 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1129
mod_vvisit_counterOntem4397
mod_vvisit_counterEsta semana5526
mod_vvisit_counterEste mês55806
mod_vvisit_counterTotal6850803
Visitors Counter 1.5
Geral
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Esfa comemorou Ano Internacional da Astronomia

Cristina Rodrigues

Nos dias 22 e 23 de Abril  decorreram várias actividades na Escola  Secundária Felismina Alcântara  com a colaboração da Câmara Municipal de Mangualde.

Esta iniciativa teve como objectivo mostrar o que a escola oferece e promover o gosto pela ciência e astronomia.

Durante estes dois dias a escola foi visitada por cerca de  700 alunos das escolas do concelho que manifestaram o seu agrado pela diversidade de acontecimentos que puderam assistir e para que tudo corresse da melhor forma  não faltaram os  guias que os levaram até ao Mini-Planetário, Vem brincar com a ciência! Laboratório aberto de Químicas, Fisica, Biologia e Tecnologias, Actividades desportivas com jogos tradicionais e escalada, jogos de xadrez, damas, jogo do 24 e do 4, vem devertir-te na oficina da animação! Com jogos, música teatro e karaoke, Conversando sobre Astronomia, Cinema : Dimenson (3º ciclo), ), vem ao teatro – teatro de fantoches, teatro humano: “Feira dos Malandrecos,  vem ver os astros connosco! (observação nocturna).

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Mangualde comemorou

Canonização de Nuno Álvares

O dia 26 de Abril de 2009 vai ficar gravado na memória dos portugueses, pelo facto de o S. Nuno de Santa Maria ter sido canonizado em Roma, pelo Papa Bento XVI.

Tal como foi noticiado na edição anterior, a Paróquia de Mangualde, querendo estar em união com o que decorria em Roma elaborou um programa próprio, em colaboração com a FNA – Fraternidade de Nuno Alvares.

Pelas 10,30 h., na Igreja Matriz, que estava repleta, rezaram-se as Laudes (oração da manhã), cerimónia presidida pelo nosso Pároco, Cónego Seixas. Seguiu-se procissão para a Igreja Paroquial com o andor do Santo Condestável, onde se incorporaram a FNA, o CNE , os Antigos Combatentes Beirões e muitos paroquianos.

Seguiu-se a Celebração da Missa dominical, em ambiente festivo, tendo, no decorrer da homilia, o nosso Pároco enaltecido e recordado as qualidades humanas de tão  importante personalidade, passando a mensagem com grande determinação para toda a comunidade paroquial .

A FNA tem muito orgulho de ter como seu Patrono S.Nuno de Santa Maria, ele que é o exemplo de humildade, de amor ao próximo, de pobreza e de caridade, que todo o escuteiro deve seguir.

 

Fraternidade Nuno Álvares

Núcleo de Mangualde

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Citroën reduz parcialmente o trabalho durante seis meses

Cristina Rodrigues

 

O Centro de Produção de Mangualde prevê uma redução da prestação de trabalho de 4 de Maio a 3 de Novembro de 09.

Devido à crise mundial que se está a sentir, o mercado automóvel sofreu uma redução drástica do volume de vendas. Os trabalhadores do Centro de Produção de Mangualde foram informados que os estabelecimentos do Grupo PSA Peugeot Citroen tem vindo a sofrer quebras significativas nas encomendas recebidas o que levou a empresa a adoptar uma série de medidas com o objectivo de ajustar a actividade produtiva em relação  à procura comercial como foi o caso da implementação de Bolsa de Horas, passagem de três para dois turnos, diminuição de veículos/hora, antecipação de nove dias de férias e uma abertura de plano de saídas voluntárias , partindo agora  para a implementação da medida de redução da prestação de trabalho de seis meses,  a  decorrer  de 4 de Maio a 3 de Novembro ,previstas no Código do Trabalho.

A paragem começou no dia 4 e já estão apontados os dia 11, 22, 28 e 29 deste mês de Maio.

Durante este período, a lei prevê que a retribuição de cada trabalhador seja proporcional  ao trabalho  prestado, tendo o direito a receber mensalmente um montante mínimo igual a dois terços da sua retribuição mensal  ilíquida ou o valor da retribuição mínima mensal garantida (salário mínimo nacional), consoante o que for mais elevado.

Os trabalhadores estão preocupados com a situação que se está a viver.  No final do mês sabem que vão receber menos, mas  as contas  a pagar são iguais (ou maiores)  às dos meses anteriores.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Peugeot Citroen vai parar alguns dias

img_citroen_800x600

A PSA de Mangualde, para já, vai parar um dia por semana durante o mês de Maio. Os trabalhadores receberão menos 25% do salário.

A paragem da fábrica, durante cinco dias do próximo mês, irá abranger a maioria dos 900 funcionários actualmente ao serviço.

Quanto aos próximos meses os trabalhadores ainda não sabem o que se irá passar.

Nos últimos meses foram dispensados 500 trabalhadores. Em Março, a empresa propôs aos 900 operários ao serviço um plano de saídas voluntárias, mas a adesão a essa proposta foi  quase nula.

A continua diminuição da procura dos modelos fabricados em Mangualde (Peugeot, Partner e Berlingo Origin) obriga a adopção de medidas previstas no Código de trabalho.

Os trabalhadores estão preocupados pois os seus salários estão a reduzir e as suas contas tem que ser pagas no final de cada mês, são muitos os trabalhadores que dependem do seu trabalho para pagar o empréstimo da suas casas, entre outros.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MENSAGEM  DA PÁSCOA 2009

Jesus venceu a morte.

Jesus convida-nos a viver a sua Páscoa.

Páscoa é o Baptismo que nos transformou em filhos e filhas de Deus.

Páscoa é a Eucaristia, o alimento de vida eterna que os une a Jesus e aos irmãos.

Páscoa é a fé e a esperança que nos dão ânimo e coragem para continuar a caminhar e a não perder de vista o verdadeiro horizonte.

Páscoa é sentir que pertencemos a uma comunidade, a Igreja, e aí partilhar a alegria de seguir Jesus.

Páscoa é dedicar tempo e esforço para dar a conhecer o Evangelho.

Páscoa é amar este mundo e trabalhar para que todas as pessoas possam viver dignamente.

Páscoa é o Espírito de Deus que nos inunda e que deve ser espalhado por todos.

 

A todos vós, apresento os meus votos de uma Santa Páscoa de 2009, na alegria de Cristo Ressuscitado.

 

Pe. Jorge Alberto Silva Seixas

Alunos da ESFA animaram idosos do Centro de Dia

do Complexo Paroquial

No dia 25 de Março, os alunos do 12º F- Acção Social deslocaram-se ao Centro de Dia do Complexo Paroquial de Mangualde onde proporcionaram uma manhã  animada aos idosos.

A apresentação esteve a  cargo das jovens  Cátia e  Sílvia .

Primeiro foi lido um poema e um conto sobre a Páscoa, seguidamente duas alunas, vestidas a rigor, interpretando o papel de um casal de idosos  com “recordando os tempos de outrora”, desde os bailaricos de antigamente, onde o casal se conheceu, passando pelo namoro à janela, o primeiro beijo e o tão esperado pedido de casamento, o casal foi contando as suas vivências de uma forma caricata.

Também  houve tempo para um pezinho  de dança e algumas canções  a que  os idosos do Centro de Dia do Complexo Paroquial não resistiram e juntaram as suas vozes com “ A minha saia  velhinha”, “Ó Ferreiro …”, entre outras.

Foi uma manhã bem passada e os idosos agradeceram a visita.

 

 
Mais artigos...
<< Início < Anterior 111 112 113 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL