Intervenção Precoce na Infância
O Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, Instituição Particular de Solidariedade Social, tem acordo de cooperação para a resposta social de Intervenção Precoce na Infância (IPI), celebrado com o Instituto de Segurança Social – Centro Distrital de Viseu, em 01/11/2007.
No seguimento desta cooperação, a instituição disponibiliza uma Fisioterapeuta, uma Psicóloga e uma Técnica Superior de Serviço Social, que integram a equipa transdisciplinar. Esta equipa tem ainda na sua constituição: Educadores de Infância, Enfermeiros e Técnicos Superiores de serviço Social de outras entidades da comunidade.
A Equipa Local de Intervenção (ELI) de Mangualde abrange crianças/ famílias do concelho de Mangualde e Nelas.
O que é o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância?
“(…) conjunto organizado de entidades institucionais e de natureza familiar, com vista a garantir condições de desenvolvimento das crianças com funções ou estruturas do corpo que limitam o crescimento pessoal, social, e a sua participação nas actividades típicas para a idade, bem como das crianças com risco grave de atraso no desenvolvimento. O SNIPI é desenvolvido através da actuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade.”
A que se destina?
“O SNIPI abrange crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas actividades típicas para a respectiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias.”
Composição da Equipa Local de Intervenção de Mangualde?
A intervenção é realizada por uma equipa transdisciplinar composta por dois representantes do Ministério da Educação, dois enfermeiros, um fisioterapeuta, um psicólogo e um técnico superior de serviço social.
Quais os objectivos?
-
Assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e o desenvolvimento das suas capacidades
-
Detetar e sinalizar todas as crianças com risco de alterações ou alterações nas funções e estruturas do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento
-
Intervir em função das necessidades do contexto familiar de cada criança
-
Apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação
-
Envolver a comunidade através da criação de mecanismos articulados de suporte social
Locais de Intervenção:
A intervenção é efetuada no contexto da criança e da família, podendo ser no domicílio, creche, jardim-de-infância, ama.
Contudo, para que seja dada uma melhor resposta na área das terapias, a intervenção pode também ser desenvolvida em sede de ELI.
Sede da ELI:
A sede da ELI de Mangualde é no Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde.
Sala da IPI onde são prestados os apoios:
|