<<  Fevereiro 2018  >>
19202122232425

S. Teotónio: Diocese prepara

celebrações jubilares

Primeiro Santo de origem portuguesa, S. Teotónio assumiu especial protagonismo nos alvores da nacionalidade, como conselheiro de D. Afonso Henriques e como primeiro prior do Convento de Santa Cruz de Coimbra. Prior da Catedral de Viseu, foi constituído por D. João de Bragança como padroeiro da diocese, sendo-o também da cidade de Viseu e do seu Hospital.

A celebração dos 850 anos da sua morte, em simultâneo com os 900 anos do seu Priorado, está a ser preparada por uma comissão liderada pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese, que desenhou um vasto programa de iniciativas. A Câmara Municipal de Viseu e o Hospital são parceiros nestas comemorações, que contribuem também para a dinâmica cultural e turística da região, ao longo deste ano de 2012.

O próximo dia 18 de Fevereiro, dia de S. Teotónio, sendo sábado, será um dia marcante, com o início das celebrações jubilares. A celebração litúrgica da Eucaristia, na Catedral, será presidida por D. Ilídio Leandro, estando prevista a presença das Entidades relevantes de Viseu e a participação de outros bispos das dioceses onde S. Teotónio também marcou presença, nomeadamente Coimbra e Viana do Castelo. Marcando o âmbito diocesano da celebração, espera-se a presença de uma representação significativa dos Arciprestados da diocese, bem como da generalidade do clero.

A partir das 18:00 horas de 16 de Fevereiro e até Julho, estará patente, no Museu Grão Vasco um Exposição com peças de arte relativas a S. Teotónio, provenientes de várias dioceses e museu nacionais e mesmo de colecções particulares. Em Março, será apresentado o catálogo desta Exposição, desenvolvendo-se também um conjunto de apresentações de estudos sobre a época e vida de S. Teotónio, levados a cabo por Professores de ensino superior, nomeadamente das universidades de Coimbra e Lisboa.

No final da cerimónia de abertura e visita à Exposição, no dia 16 de Fevereiro (19:30 horas), será celebrado solene Te Deum, na Sé de Viseu, cantado pelo Coral Lopes Morago. Para Abril (Concerto de Primavera) e Maio (Dia Internacional dos Museus), estão previstos concertos de canto e órgão, e de órgão e trompete, respectivamente.

A edição de um livro infantil, da autoria de Carlos Paixão e ilustrado por Carlos Pais, está prevista para o segundo trimestre de 2012, destinando-se a dar a conhecer a figura de S. Teotónio às crianças da catequese, na diocese.

Também as conferências quaresmais, em Março deste ano, serão dedicadas a realçar a personalidade de S. Teotónio e a sua vida, como testemunho de fé e de serviço aos mais pobres, apontando-o como exemplo a inspirar a atitude dos crentes da nossa diocese na caminhada sinodal que, desde o ano passado, lhes tem vindo a ser proposta, desafiando ao melhor conhecimento dos documentos do Vaticano II. Cada conferência será pronunciada numa das cinco Zonas Pastorais da diocese, enquadrando-se um momento musical garantido por grupos relevantes da respectiva Zona.

A Relíquia de São Teotónio, habitualmente exposta na Sé de Viseu, fará, ao longo do ano, uma peregrinação por todos os Arciprestados, respeitando um calendário a definir com o conjunto dos Arciprestes, tal como o calendário das Conferências Quaresmais.

Os CTT irão associar-se às celebrações jubilares, lançando em Viseu o primeiro selo de uma colecção filatélica dedicada à Rota das Catedrais.

Para além das parcerias institucionais do Município e do Hospital, prevê-se também a colaboração de outras entidades, tanto privadas, como públicas, nomeadamente ligadas à indústria, serviços e ensino superior, concretizando a máxima amplitude de envolvência nas celebrações jubilares relativas a S. Teotónio.