<<  Agosto 2020  >>

Nota Pastoral:

Quaresma, Páscoa e Sínodo Diocesano

A propósito da Quaresma que aí vem, D. Ilídio emitiu uma Nota Pastoral que realça a ligação entre Quaresma e Páscoa. Aquela é um espaço de escuta dos apelos à renovação, optando por Jesus Cristo, o Ressuscitado, fonte de alegre comunhão e nossa Páscoa. A Nota faz ainda ligação ao Sínodo Diocesano:

“Entramos num período de fortes apelos à renovação e de intensos desafios a urgir uma opção por Jesus Cristo, na escuta atenta da Sua Palavra e no seguimento fiel da Sua Pessoa. Daí, o convite a vivermos, alegre e intensamente, a Quaresma e a Páscoa como Acontecimentos de verdadeira renovação e de forte e autêntica comunhão, no SIM a Jesus Cristo, na Igreja, com os irmãos. Somente assim tem sentido viver o Sínodo, como Acontecimento de verdade, na procura de tornar a Igreja de Viseu uma Família de vida nova, na comunhão com Jesus Cristo, para que todos tenham vida em abundância.

A Quaresma é um tempo, com um programa, que nos convida a olhar: o tempo em que estamos, os desafios que nos são feitos e a vontade de lhes respondermos, preparando a inteligência, a vontade e o coração para correspondermos e avançarmos. É um tempo, com uma dinâmica, que nos convida a acolher: a Palavra de Deus, fonte de renovação da inteligência, da vontade e do coração, para que a vida nova prometida tenha acolhimento jubiloso, na vontade de servirmos as causas de Deus e dos homens. É um tempo, com uma motivação, que nos convida a responder: SIM a Deus e aos irmãos, com uma inteligência nova que renove a consciência, que purifique a vontade e que ilumine o coração para que a Páscoa aconteça e Jesus Cristo Ressuscitado seja fonte de vida para todos.

Vivendo a Quaresma e celebrando a Páscoa de Jesus Cristo que Se quer tornar a nossa Páscoa, o Sínodo mostra-nos o caminho a seguir. Neste caminho, Jesus Cristo – o Bom Pastor, a Cabeça e o Senhor da Igreja – Ele próprio nos aponta as opções a fazer e nos oferece e apresenta os meios a concretizar. Ao mesmo tempo, também nos dá a luz e a vontade de concretizar as mudanças necessárias para construirmos, termos e vivermos a Igreja que o Espírito Santo nos mostra e revela. Como membros vivos e empenhados nesta Igreja, nos tempos e nas circunstâncias do hoje e do amanhã da nossa história, somos desafiados a ajudar a construir uma Sociedade cada vez mais justa, mais fraterna, mais solidária e mais empenhada a ser espaço de fé, de esperança e de amor e de salvação integral para todos.

Vamos iniciar, nesta Quaresma/Páscoa, a fase dos encontros em Assembleia Sinodal, concluindo caminhos já andados, nos grupos e comunidades da nossa Igreja de Viseu. O Bispo convidou a todos e todos somos convocados ao Sínodo: Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Leigos, construindo a Comunhão e vivendo-a em Missão, como Discípulos Missionários; todos, como cristãos, somos chamados a responder aos desafios que Jesus Cristo, na Sua Palavra e nas circunstâncias concretas, nos propõe e nos convida a viver; todos, como cristãos e actuando como membros vivos da Igreja, somos enviados a agir em comunhão com o Papa e na unidade da Fé Apostólica.

Para todos os cristãos desta nossa Igreja de Viseu e para todas as pessoas de boa vontade de todas as Comunidades, o Bispo faz votos de Santa Quaresma, de Feliz Páscoa e de empenhado Sínodo!”

G.I