<<  Julho 2024  >>

No concelho de Mangualde o fogo

já consumiu mais de mil hectares

Vários fogos florestais têm ocorrido por todo o país e o nosso concelho também faz parte desses números.

Segundo as estatísticas 2010 pode bater o recorde do número de fogos em Portugal. Só nos primeiros oito meses foram registados tantos como nos últimos três anos.

Segundo o Adjunto do Comandante, Sr. Diogo Lopes, até ao dia 13 de Agosto, o fogo já tinha consumido para cima de mil hectares no concelho de Mangualde.

Muitos homens têm estado no terreno noite e dia, várias corporações da região e uma coluna que veio de Lisboa já alguns dias está no Quartel dos BVM onde fazem as refeições e descansam um pouco, estão no terreno com ajuda de alguns meios aéreos a combaterem as chamas.

Ardeu toda a serra entre Guimarães de Tavares, Santo Amaro de Tavares, Torre, Vila Mendo, até à Estação de Gouveia, passando para o concelho de Gouveia e de Fornos de Algodres.

Uma grande extensão também ardeu entre Abrunhosa-a-Velha e Póvoa de Cervães.

Outros focos de incêndio ocorreram em Mesquitela- Mourilhe, etc...

O fogo causou grandes prejuízos consumindo mato, floresta, vinhas, oliveiras, palheiras algumas ovelhas,felizmente não se registou nenhum incêndio em casas de habitação.

As altas temperaturas, os ventos forte e os difíceis acessos, complicam o trabalho destes homens da paz e de alguns populares que vendo os seus bens em perigo tudo fazem para controlarem o fogo que em pouco minutos deixa tudo em cinzas.

Segundo o Adjunto do Comandante Sr. Diogo Lopes, os Bombeiros esperavam mais ajuda e mais estímulo por parte das populações nomeadamente na questão da alimentação e  bebidas, “Muitos são meros expectadores e nestes momentos devia haver uma inter-ajuda entre todos” - disse.

Quanto aos acessos classificam-nos como sendo o “caminhos da lei da Sesmarias de D. Dinis, onde só passa um carro de bóis. Agora a realidade é outra  são precisos caminhos onde passem  carros grandes, com estes acessos  só podem actuar os carros que levam 500 litros de água. Perde-se muito a carregar e descarregar e chegar ao local das operações, muitos caminhos estão cobertos de mato e pinheiros, que aliado a outros factores complicam os trabalhos.

A nível de abastecimento de água, não tem havido problema, vão abastecer na conduta das águas de tratamento do rio que também têm ajudado no combate dos fogos vizinhos.

Já foi detido um homem de 33 anos por suspeita de ser autor de alguns incêndios no concelho de Mangualde.