Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje6753
mod_vvisit_counterOntem11299
mod_vvisit_counterEsta semana34431
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7673729
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Viseu

Requalificação da Sé

A Sé de Viseu entrou na Rota das catedrais”, um programa em que a Igreja Católica se associa ao Estado, na preservação e promoção do património histórico, cultural e religioso do país.

 

O protocolo de cooperação foi assinado no dia 17 de Março  em Viseu, entre a Direcção Regional de Cultura do Centro e o Cabido da Sé, na presença do secretário de Estado da Cultura, Elísio Summmavielle. e vai possibilitar a realização de obras de restauro e conservação no edifício e instalações anexas.

O Secretário de Estado da Cultura referiu que o Projecto da Rota das Catedrais tem por objectivo a conservação e valorização do património arquitectónico e artístico de carácter religioso, constituído pelas catedrais e seu espólio artístico e cultural. Todas as 23 catedrais do país serão intervencionadas.

As obras, estimadas em 2.4 milhões de euros, deverão arrancar em 2012 e  ficarão concluídas até 2015, ano em que se  comemoram os 500 anos de dedicação da Sé a Nossa Senhora. Oitenta por cento da verba terá à sua origem em fundos comunitários. Os restantes 20% caberão à DRCC e ao Cabido da Sé.

O arquitecto, Antero de Carvalho, revelou as linhas orientadoras de um projecto que ainda está a ser feito e tem como prioridades a resolução dos problemas relacionados com a cobertura. Além da eliminação de humidades e infiltrações, será feita a limpeza de paredes, reparação de caixilharias e iluminação. Será também enquadrada a segurança do edifício, para além do seu aquecimento.

As obras incidirão também no  restauro do património móvel integrado (talha, azulejaria, sacristia e estatuária) e na criação de acessibilidade plena a todas as áreas do edifício, incluindo a reabilitação da Casa de Santa Maria, sendo criado um novo acesso (escada e elevador) ao núcleo museológico.  Surgindo uma área de acolhimento ao turista e a loja da catedral.

A Sé Catedral de Viseu começou a ser construída no séc. XII, sofrendo ao longo dos anos contributos de todos os estilos. “O resultado é bastante harmonioso e faz da  Catedral um edifício singular e que se destaca, se bem que possa haver alguns casos a reconsiderar um deles poderá ser o altar, instalado há duas décadas e que nunca terá chegado a merecer a aprovação da generalidade das entidades que “estudam” a Catedral, referiu Fátima Eusébio.

Para D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu este é um momento histórico e referiu que a Sé é uma enciclopédia de estilos, dizendo mesmo que se trata sem dúvida de uma das mais belas catedrais do nosso país.

 

Clube de Amigos

 

O Cónego Orlando Paiva, Deão da Catedral lançou um repto durante a assinatura para ser criado o Clube dos Amigos da Catedral de Viseu. Devido a necessidade de falta de verbas do Cabido para cobrir 300 mil euros que lhe cabe mediante o protocolo.

“Se hoje tivéssemos  300 mil amigos que dessem um euro cada um, já tínhamos 300 mil euros”.