<<  Julho 2024  >>

Mangualde

Via-Sacra muito participada

No dia 10 de Abril, na Paróquia de Mangualde, realizou-se a Via-Sacra às 16H30, com início na escadaria da Senhora do Castelo, com a participação das crianças e jovens da Catequese Paroquial, acompanhadas do seu Pároco Rev. Cónego Seixas, Diácono Lino Loureiro, catequistas e muitos fiéis.

Em diversos pontos da escadaria foram representadas as 14 estações,  ilustrando uma cena da Paixão com a sua meditação.

Muitos foram os fiéis que quiseram participar neste trajecto seguido por Jesus Cristo carregando a Cruz até ao Calvário.

Seguiu-se depois a Conferência Quaresmal do Senhor Bispo de Viseu no Santuário da Senhora do Castelo, salientando a importância da formação cristã e da coerência de vida dos cristãos na sociedade actual (o que se celebra tem de se viver e testemunhar).

A tarde finalizou com o Concerto da Orquestra do Instituto Piaget.

A importância da formação e iniciação  Cristã em Igreja

Como tínhamos anúnciado no dia  10 de Abril tivemos a presença de D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu na Igreja da Senhora do Castelo. A  Igreja foi pequena para acolher os fiéis que ouviram atentamente  a sua quarta Catequese Quaresmal. A terceira realizou-se em Penalva do Catelo.

D. Ilídio falou sobre a importância do Sínodo para a Igreja na Diocese de Viseu e salientou a “Formação e Iniciação Cristã em Igreja”.

A importância da iniciação cristã e da formação contínua, que ajuda os fiéis a confirmarem a sua fé em Jesus Cristo e a tornarem-se crentes adultos, foi apresentada por D. Ilídio como algo de essencial na identidade das comunidades cristãs. Cada cristão está permanentemente chamado e é interpelado para alimentar a fé que recebeu no Baptismo, actualizando a sua adesão a Cristo, pois esta adesão é algo que está sempre “a fazer-se”, só se completando no momento do “encontro definitivo” do face a face, com a morte. É um caminho que se realiza pela mudança, em comunidade, testemunhando o Reino de Deus.