<<  Julho 2024  >>

Cedência da EN à PSA

de Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde cede a EN16 à PSA  Mangualde, de acordo com o aprovado em reunião de Câmara de Maio do ano transacto.

Assim, a partir do dia 9 de Maio, esta estrada será definitivamente encerrada. Paralelamente, a Câmara Municipal de Mangualde assinou,  no dia 26 de  Abril, a empreitada para início de obra de qualificação e fecho da malha viária, Circular Norte que garante a ligação da Av. Sra. Castelo à EN234 e que agora fica concluída com a execução do troço EN234 – Rua Alexandre Herculano, resultante do acordo assinado com o Governo em 2010.

Com a cedência desta estrada, a autarquia mangualdense pretende fomentar o desenvolvimento da empresa no concelho, contribuindo para a resolução de alguns problemas com vários anos nomeadamente de parqueamento dos colaboradores e de trânsito nas imediações da PSA Mangualde.

Segundo o Presidente da Câmara de Mangualde, Dr. João Azevedo,  «A Câmara Municipal vem assim pôr fim a um processo que se arrastava há vários anos e que nunca foi resolvido. Criámos assim condições para fomentar o desenvolvimento da PSA de Mangualde na tentativa de contribuir para a resolução de alguns problemas nomeadamente questões ligadas ao parqueamento e trânsito na zona envolvente da PSA que era uma realidade indiscutível e preocupante. Com esta cedência estamos a criar condições para ir de encontro às necessidades de desenvolvimento da grande marca e referência industrial de Mangualde que é a PSA e ao mesmo tempo conseguimos salvaguardar o interesse público, dos mangualdenses com a assinatura do contrato-programa com o governo.

Segundo a Direcção da PSA de Mangualde, a cedência da EN16 além de permitir unificar e consolidar o complexo industrial da PSA, hoje dividida por esta estrada, permite ainda reduzir fortemente os riscos de segurança dos colaboradores nas suas deslocações de entrada e saída da fábrica, reduzir as dificuldades nos fluxos logísticos relativos à entrada e saída dos milhares de veículos produzidos e dos camiões que transportam os veículos terminados e os componentes para o processo de fabricação. Por esta estrada entram e saem diáriamente mais de 1200 colaboradores, 60 camiões e uma produção anual de cerca de 50.000 veículos.

A PEUGEOT CITRÖEN está inserida no cluster da indústria automóvel, sector que pelo volume de exportações, valor acrescentado nacional, valor do investimento , índice de tecnologia incorporada ,criação de postos de trabalho , pagamento de impostos, prestações para a segurança social,etc. assume grande relevância no panorama da indústria local e nacional.

Com esta operação Mangualde valoriza-se, porque a importância local e nacional da empresa foi um bom suporte para a CMM poder fazer um protocolo com o governo para a qualificação da restante malha viária, para além de permitir a melhoria das condições de funcionamento desta empresa, potenciando o seu desenvolvimento .

A PSA regista esta cedência como um acto muito positivo, revelador de boa visão estratégica e de grande determinação política por parte da Câmara Municipal.

PSA Mangualde e Empresário

Francisco Baptista

investem no concelho

120 NOVOS POSTOS  DE TRABALHOS

EM MANGUALDE

Segundo o edil mangualdense, João Azevedo, «na actual situação que o país atravessa, a criação de 120 novos postos de trabalhos em Mangualde é uma excelente notícia para todos os mangualdenses. É por isso uma dupla satisfação para mim esta notícia. Por um lado a consolidação do Projecto B9 na PSA de Mangualde e a determinação de empresários, como é o caso do Sr. Francisco Baptista em promover mais investimento em Mangualde e com isto a consequência directa da criação de mais emprego no concelho».

Trata-se de um duplo investimento no concelho. Por um lado, a PSA Mangualde acaba de contratar mais 60 colaboradores que vão exercer funções no novo atelier de ferragem do modelo B9 da marca (Citroën Berlingo e Peugeot Partner). Por outro lado, o empresário Francisco Baptista, que é proprietário de várias empresas incluindo a CBI (empresa ligado ao sector têxtil), investe em Mangualde com a criação de 60 novos postos de trabalhos, com o objectivo de aumentar o processo de produção. Trata-se da criação de uma nova linha de produção que passará a funcionar em Mangualde.

Em declarações ao  Notícias  da  Beira o Dr. Elísio Oliveira afirmou que “ este aumento de emprego enquadra-se no processo de desenvolvimento pleno da introdução dos novos modelos Citroen Berlingo e Peugeot Partner iniciada em finais de 2009.

Estamos agora em fase de integrar no nosso processo industrial as operações de ferragem  (soldadura da caixa), até agora feitas na fábrica que o Grupo PSA em Vigo. Aumentamos assim o emprego, o valor acrescentado nacional e a competitividade da nossa empresa.”