<<  Setembro 2017  >>
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910

Mangualde comemorou 25 anos de cidade

Nos dias 2 e 3 de Julho a cidade de Mangualde esteve em festa, assinalando os 25 anos de elevação a cidade.

Foi a 3 de Julho de 1986 que a Vila de Mangualde foi elevada à categoria de cidade.

A Câmara Municipal de Mangualde quis marcar as bodas de prata, com a “prata da casa”, convidando todas as forças vivas do concelho.

No dia 2, sábado, várias atividades lúdicas e desportivas decorreram no Largo Dr. Couto.

A parte da tarde foi dedicada à música e dança pelas diversas escolas.

Pelas 21H30, o Grupo de Cantares da ACAB, Grupo de Música Popular “Trigal” e Grupo de Fados de Mangualde  encerraram a noite.

No domingo, dia 3, os B.V.M deram inicio às festividades percorrendo as principais ruas da cidade.

As Bandas filarmónicas de Tibaldinho  , Abrunhosa-a-Velha e Vila Cova de Tavares percorreram  algumas ruas, concentrando-se junto aos Paços do Município onde executaram um concerto, terminando  em conjunto  com a Marcha de Mangualde..

Seguiu-se uma largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Mangualde, sendo o primeiro largado pelo Presidente da Câmara, Dr. João Azevedo.

As 11h00, houve missa solene na Igreja Paroquial de Mangualde.

A tarde foi bem marcada pelo grande desfile dos Grupos Folclóricos, Clubes Desportivos, Bandas Filarmónicas, Associações Recreativas, Clube 2 Cavalos, Motards, Todo-o-Terreno, Ciclistas, Pasteleiras, Universidade Sénior, etc, concentrando-se em frente à Câmara Municipal.

Perante a grande multidão de forças vivas do concelho e demais público, o Presidente da Câmara, Dr. João Azevedo, referiu: “esta iniciativa representa a qualidade que temos no nosso concelho. Qualidade das Instituições, organizações das pessoas e principalmente a qualidade dos mais novos que são o futuro e o suporte do nosso concelho.

As pessoas fazem a terra e  cada vez tenho mais orgulho de ser presidente deste concelho.

Durante o fim de semana fizemos diversas iniciativas para comemorar estes 25 anos com as forças vivas deste concelho está aqui o resultado.

Com poucos custos financeiros é possível assinalar  condignamente os 25 anos de Mangualde a cidade.”

De seguida  o público concentrou-se  em frente da Câmara para assistir a uma tarde de folclore  com os diversos Grupos da nossa região, fazendo lembrar tempo de outrora.

Todos os Grupos foram presenteados com uma lembrança para recordarem esta data histórica.

A tarde terminou com a actuação da Tuna- Convívio de Santiago de Cassurrães.

Pelas 21h00 teve lugar, no Auditório do Complexo Paroquial, que estava completamente cheio, a Gala dos 25 anos.

Sendo  projectado um filme, onde foram apresentados depoimentos de várias personalidades que contribuíram para que Mangualde passasse a cidade.

Foram dados alguns testemunhos pelos anteriores Presidentes, Dr. Ramiro do Couto, Dr. Mário Videira Lopes e Engº Barreiros.

O Presidente da Câmara, Dr. João Azevedo, recordou os anteriores autarcas.

Referiu que, quando fizermos Bodas de Ouro, “naturalmente já não sou Presidente, mas quem o for terá responsabilidade de fazer uma iniciativa que lembre todos aqueles que fizeram a história de Mangualde.

Foi com muita emoção que vi milhares de pessoas em Mangualde, aparecerem de uma forma gratuita com as suas colectividades, a quererem comemorar esta data.

Mangualde tem muita gente com qualidade, fizemos uma festa bonita e é importante valorizarmos aquilo que temos na nossa terra.”

Lembrou que os tempos são difíceis mas  “é necessário juntarmo-nos num projecto de Mangualde para em conjunto fazermos um concelho com outras  qualidades.

No presente, entre 2000 e 2010, foi exactamente no último ano que, e pela primeira vez, houve uma quebra do desemprego em Mangualde segundo os dados do INE, em resultado de uma política voltada para a captação de investimento para o concelho e com criação de mais emprego.”

Tudo fará para que o concelho se mantenha na vanguarda ou no pódio da  liderança regional onde estamos inseridos.

Seguiu-se um espectáculo musical com a actuação da Área Metropolitana de Viseu, dirigido pelo Prof. Abel Moura.

O Quarteto é constituído pelos professores do Conservatório de Música de Viseu e do Agrupamento de Escolas de Mangualde: Abel Moura, Bruno Cabral, Nancy Brito e Nuno Silva.

Participaram também  outros músicos de Mangualde, ao qual o Dr. Abel Moura lembrou alunos que começaram na Escola de Música da Paróquia de Mangualde e  hoje são seus colegas.

Também foram recordados os mangualdenses falecidos; Joana Ferreira com o seu trompete e, a solo, executou o “Toque do Silêncio”, o público, em pé e em silêncio, também os recordou.

Depois de vários números as comemorações terminaram com todos os músicos a executar a “Marcha de Mangualde” e com o público acompanhar.