Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje5311
mod_vvisit_counterOntem11299
mod_vvisit_counterEsta semana32989
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7672287
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Edufor  promove conferência

sobre o novo acordo ortográfico

No dia 8 de Julho, o Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde ficou completamente cheio, pessoal docente, pessoal não docente e pessoal técnico em exercício de funções nas Escolas, para assistirem à conferência sobre o “novo acordo ortográfico”.

A organização esteve a cargo do Centro de Formação Edufor- Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Director do Centro de Formação Edufor, Dr. José Miguel Sousa que referiu que não previam que houvesse tantas inscrições.

Informou que no portal do edufor também há uma pequena ajuda, um flash que chama atenção para as principais mudanças e alguns linkes que o Ministério disponibilizou sobre o novo acordo ortográfico.

Apresentou o Dr. Alcídio Faustino, Mestre em Linguística e o seu vasto currículo. De seguida o Dr. Alcídio deu início aos trabalhos salientando que o novo acordo vai entrar em vigor neste ano lectivo e ficou impressionado com as cerca de 350 pessoas numa altura  em que pensava que as pessoas não estavam mobilizadas para falarem, aprenderem  e partilharem conhecimentos.

De uma forma sucinta explicou as mudanças introduzidas com o novo acordo.

Aqui ficam algumas das alterações: 

O critério fonético (ou de pronúncia) foi privilegiado em detrimento do critério etimológico (não se pronuncia não se escreve)

O alfabeto português passará de 23 para 26 letras, com a inclusão em definitivo do K (capa ou cá), do w (dáblio, dáblio ou duplo vê), y (ípsilon ou i grego).

Os meses do ano e os pontos cardeais deverão ser em minúscula.

Poder-se-á usar maiúscula ou minúscula em títulos de livros, no entanto a primeira palavra será sempre maiúscula, também e permitida a dupla grafia em expressões de tratamento, em sítios públicos e edifícios e em nomes de disciplinas ou campos de saber.

Passam a ser suprimidos alguns acentos gráficos em palavras graves. As palavras acentuadas no ditongo oi e ei passam a ser escritas sem acento.

O uso do hífen vai ser suprimido em:

 palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o sufixo começa em r ou s, dobrando a consoante: exp.: cosseno, ultrarrápido

o prefixo termina em vogal diferente da inicial do sufixo: extraescola, autoestrada, intraósseo.

Formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver, hei de, hás de

O hífen emprega-se em: palavras compostas onde a última vogal do prefixo coincide com a inicial do sufixo, excepto o prefixo co – que se aglutina ao sufixo iniciado por o: contra-alimirante, micro-organismo, coobrigação.

Palavras que designam espécies da Biologia ou Zoologia: águia-real, couve-flor, cobra-capelo.

Pode existir dupla grafia em algumas palavras por existirem diferenças na pronúncia de país para país.

Depois das explicações  os formandos realizaram alguns exercícios  e tiraram algumas dúvidas.

No final receberam o certificado de presença.