<<  Julho 2024  >>

Jornal - Notícias da Igreja

Escola Diocesana de Educação Cristã Centro Pastoral Diocesano- Viseu

Esta Escola é um espaço de encontro que pretende:

1- facultar aos jovens e adultos formação cristã acessível, orgânica e progressiva.

2- Ser uma escola de ministérios (liturgia, catequese e caridade …)capacitando para um serviço pastoral, instituído ou não nas paróquias, movimentos e serviços.

Caríssimos Amigos

A nova equipa do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) propõe-se fazer uma séria aposta na renovação e divulgação da Escola Diocesana de Educação Cristã (EDEC). Esta continua a ser e a apresentar-se, pela Diocese, como um caminho excelente, muito próximo e muito concreto, de investimento na formação dos Leigos Cristãos, de forma a fazer-se e a viver-se, seriamente, o Itinerário da Iniciação Cristã.

Com este Itinerário, procuramos caminhar sinodalmente - Padres, Leigos e Consagrados – como membros da mesma Igreja, assumindo cada um a sua relação com Jesus Cristo Ressuscitado na Comunidade Cristã, na qual se vive a Fé Baptismal que nos torna irmãos em Cristo e filhos de Deus. Esta Fé Baptismal compromete-nos:

- A viver, de forma corresponsável, a História da Salvação que herdámos e tornamos viva e consciente no nosso testemunho;

- A conhecer as raízes e os dinamismos que nos vêm da Palavra de Deus que ilumina e alimenta o nosso caminhar;

- A acolher e a viver os sinais do amor de Deus que se tornam presentes na Oração, nos Sacramentos e na Liturgia da Igreja;

- A pôr em prática os princípios e os valores que nos são propostos pela Moral Cristã e pela Doutrina Social da Igreja.

A EDEC consciencializa-nos e capacita-nos para vivermos os ministérios que nos tornam participantes numa Igreja Comunhão que se tornará, cada vez mais e para todos. Sinal e Comunidade de Salvação.

É minha vontade e meu desejo que a EDEC seja caminho normal de formação para todos os Cristãos desta nossa Diocese de Viseu.

Vosso Irmão e Amigo Bispo – Ilídio