Calendário

<<  Novembro 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje7067
mod_vvisit_counterOntem8911
mod_vvisit_counterEsta semana61864
mod_vvisit_counterEste mês99931
mod_vvisit_counterTotal7524843
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Regional

Mangualde debateu

“Agricultura, que Futuro?”

 

Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde assinalou  um ano

No dia 12 de Maio, o Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde comemorou o seu primeiro aniversário. Para marcar esta data a Câmara Municipal de Mangualde, numa organização conjunta com os Serviços Regionais da Agricultura de Viseu, realizou a Sessão Pública «Agricultura, que futuro?». O evento teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, entre as 14h30 e 17h30, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, na sessão de abertura.

O Presidente referiu que este dia marca um dos objectivos fervorosos que teve como Presidente de Câmara, não se trata de obras físicas, mas sim de um serviço que foi criado para o sector primário de Mangualde, um Gabinete pioneiro no país, com um gabinete no espaço frontal da Câmara Municipal de Mangualde, um gabinete para dar respostas aos problemas dos agricultores.

 

«Projectos de investimento no âmbito do PRODER» (Francisco Menezes, da DRAPC – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro), «Regulação das explorações agropecuárias, Condicionalidades e Subsídios Agrícolas» (Jorge Carreira, do DRAPC), «Declaração de existências» (Joana Figueiredo, da ANCOSE - Associação Nacional Criadores Ovinos Serra Estrela), «Abordagem Geral sobre a Floresta» (Viriato Garcês, da Direcção Regional das Florestas), «Abordagem do trabalho desenvolvido na região, ZIF’s e Projectos de Investimento» (Vera Almeida, da CEDRUS - Associação de Produtores Florestais de Viseu e Sónia Sanches, da Dão Flora Associação de Produtores Florestais) foram algumas das temáticas abordadas durante a sessão.

Estiveram presentes alguns agricultores que colocaram dúvidas sobre formação que necessitam de fazer e não sabem onde se devem dirigir. Que nada está a ser feito para repensar a agricultura, temos que ter outro rumo. É necessário requalificar terrenos, fazerem emparcelamento de pequenas unidades de produção, as Câmaras e as Juntas podem ter um papel importante.

O encerramento deste encontro contou com a presença de Paulo Barradas, deputado da assembleia e membro da comissão parlamentar da agricultura e pescas.

Este gabinete recebeu mais de 2500 ocorrências. No topo das preocupações dos agricultores, estão questões relacionadas com os Subsídios Agrícolas, totalizando 60% das ocorrências recebidas pelo Gabinete. O IB (que representa cerca de 20%), a Declaração de Existências (10%) a Emissão de Guias (5%) e a Correcção do Parcelário no terreno (5%) são mais alguns temas com procura neste Gabinete. A nível das freguesias, continua  a ser a freguesia de Santiago de Cassurrães (17%), a freguesia de Mangualde (14%) e a freguesia de Chãs de Tavares (11%) que mais recorrem a estes serviços.