Fundador do Escutismo dá nome
a uma rotunda de Mangualde
Baden-Powell fundou, há 103 anos, em Inglaterra, o maior Movimentode Jovens - o Escutismo.
Congrega, actualmente, mais de 25 milhões de jovens e formadores, espalhados por todo o mundo, o que claramente demonstra, a actualidade deste método educativo e pedagógico.
Sendo o Escutismo uma verdadeira Escola de Formação Integral, atravessando a nossa sociedade uma crise patente de Valores e de sentido de Vida, o Agrupamento 299 sugeriu ao senhor Presidente da Câmara, que à Rotunda junto ao monumento de Baden-Powell, inaugurado no ano do centenário, fosse agora dado o mesmo nome.
Assim, mais do que a importância que passaria a ter na identificação, orientação e localização dos imóveis subjacentes, seria, de facto, resgatar do teórico esquecimento a importância da história, dos factos, da memória de uma vida e de um homem de bem.
Baden-Powell é um homem da história mundial, cuja obra humana era urgente registar.
Com a maior receptibilidade o senhor Presidente, demonstrou, mais uma vez, reconhecer no Escutismo, a importância, que e facto tem, na educação das crianças e jovens, que serão os homens e mulheres de amanhã e nos quais todos depositamos a maior esperança.
Cientes de que a mensagem de Baden-Powell, “Deixai o Mundo melhor do que o encontrastes”, passará a ser mais difundida, foi descerrada a placa toponímica, no dia 10 de Junho.
Testemunhando este evento e participando na dinâmica e no imaginário da Festa do nosso 46º aniversário, esteve o Chefe Nacional, Carlos Alberto Pereira.
Iniciou-se a Actividade no dia 9, com a Vigília de Oração, momento em que os 7 aspirantes e noviços, reflectiram no compromisso que iam assumir para que, no dia seguinte, conscientes das responsabilidades, livremente fizessem as suas promessas.
No dia 10, juntou-se à Festa a Associação Columbófila de Mangualde, efectuando uma largada de pombos. Um desses “emissários” levou “para o Mundo”, uma mensagem sentida e profunda, de quem, de seguida, ia fazer a sua promessa de Escuteiro. Seguiu-se a Eucaristia com Promessas, presidida pelo nosso Assistente. Depois foi o descerramento da referida placa toponímica e, por fim, o tradicional almoço partilhado. Como sempre, o elevado número de presenças deixa os dirigentes deste Agrupamento com forças redobradas para continuarem a trabalhar “sem esperar outra recompensa…”
Os chefes do 299 agradecem, reconhecidos, a afabilidade e paciência dos senhores Condes, sempre disponíveis na cedência da mata do palácio para as actividades. Agradecem também a presença do Chefe Nacional da Junta Regional, dos Agrupamentos da região, dos convidados e dos mangualdenses, cuja presença redobrou a dignidade da festa.
Aos mangualdenses que não estiveram presentes, os Escuteiros propõem uma visita à rotunda Baden-Powell, bem como os sensibilizam ao aprofundamento dos conhecimentos sobre o Escutismo e sua importância na comunidade.
|