S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Janeiro 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Entrada



Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2284
mod_vvisit_counterOntem2113
mod_vvisit_counterEsta semana4397
mod_vvisit_counterEste mês61701
mod_vvisit_counterTotal4294424
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 3858 1600x1200

Festa da Vida

No dia 27 de maio, Dia da Santíssima Trindade, os jovens do 8º ano celebraram a Festa da Vida.

Nesta Festa o Pároco de Mangualde dirigiu-se de uma maneira especial aos jovens presentes.

Referiu que neste dia era feito um convite à comtemplação de Deus que é amor, que vêm ao nosso encontro, que está atento aos nossos problemas e que acompanha a nossa caminhada. Convidou estes jovens a participarem e a viverem este amor trinitário.

De acordo com o Pe. Rocha uma vida cristã autêntica só pode ser uma vida “trinitária”, a “comunhão” das Três pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo.

No final receberam a cruz e o respetivo diploma.

Os cânticos estiveram a Cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 3677 1600x1200


IMG 3709 1600x1200

Festa do Compromisso

No dia 20 de maio – Domingo de Pentecostes - na Missa das 11h00, os jovens da Catequese da Paróquia de Mangualde do 9º ano celebraram a Festa do Compromisso.

 

O Pe. Rocha neste domingo dirigiu-se de uma forma especial a estes jovens que neste dia se comprometeram com Jesus.Na homilia o Pároco chamou atenção para a importância da Festa do Compromisso.

Desafiou os jovens a abraçarem o projeto de Jesus, lembrando que a vida na terra é uma passagem.

Referiu ainda que dinheiro poder, prestígio, marginalização e egoísmo devem dar lugar à vida pobre, ao serviço, à simplicidade, ao acolhimento e ao amor.

Em resposta os Jovens comprometeram-se a Amar, Acreditar, Celebrar e Viver o amor de Deus, pedindo-lhe que os ajude nesta caminhada.

No Final foi entregue o respetivo diploma.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

DSC09716 1600x1200


DSC09747 1600x1200

Preparação dos noivos para

o Sacramento do Matrimónio

Nos dias 5 e 19 de Maio realizou-se mais uma sessão de preparação para o Sacramento do Matrimónio, promovido pelo C.P.M - Centro de Preparação para o Matrimónio, da Paróquia da Mangualde. Seis casais de noivos, oriundos da paróquia de Mangualde, mas também de outras paróquias do nosso Arciprestado e da nossa Diocese, aceitaram o desafio de passar duas tardes a trocar experiências e vivências com os casais que compõe a equipa do CPM de Mangualde para, assim, melhor preparem a entrada na vida a dois.

Nas duas sessões realizadas foram abordados diversos temas, relacionados com a vida em casal durante o noivado e após o casamento. Desta forma, pretendeu-se que os noivos reflectissem sobre a sua futura vida a dois e sobre as diferenças e desafios que irão enfrentar. Tudo isto sempre completado com o testemunho dos casais da equipa do CPM que, através da sua experiência e vivência, procuraram dar pistas e indicar caminhos para as diversas situações que a vida em casal pode proporcionar. De modo especial, foi dado destaque ao diálogo como principal meio para se ultrapassar as dificuldades, contrariedades e eventuais quebras de harmonia no seio do casal.

A equipa teve sempre o apoio e participação do seu assistente Pe. Manuel Rocha.

No final da segunda sessão, os noivos, juntamente com a equipa do CPM, participaram na Eucaristia, durante a qual receberam a bênção que a Igreja especialmente dedica aos casais que se preparam para o Matrimónio, bem como um certificado de participação e uma flor.

O dia terminou com um lanche convívio oferecido pela Paróquia de Mangualde.

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial, apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.

O CPM pretende ajudar os noivos a: preparar o seu matrimónio, reflectir sobre o seu noivado, dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos. Para, assim, despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo; validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais; fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois; reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações; desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família; formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

A Equipa do CPM

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 3618 1600x1200IMG 3656 1600x1200IMG 3500 1600x1200

Criada 1ª Companhia de Guias

de Mangualde

O dia 13 de maio foi marcado na Paróquia de Mangualde com a criação da 1ª Companhia de Guias. 26 raparigas disseram sim ao Guidismo.

 

A festa teve início no dia 12 de maio às 21h00 no Complexo Paroquial, com a Velada de Armas, sendo que o dia 13 de maio foi o ponto alto da celebração, com as promessas na Igreja Paroquial, seguida de missa.

Esta Associação divide-se em 4 ramos, designadamente “Avezinhas”, “Aventura”,“Caravela” e “Moinho”, sendo uma Associação assente no voluntariado e que promove o Guidismo.

O Pároco abênçou a 1ª Companhia das Guias, referindo que este dia é um marco na história de Mangualde, acompanhado de muita responsabilidade.

No dia 13 comemorou-se   também o Dia Mundial das Comunicações Sociais, tendo o Pe. Rocha salientado o importante papel da Comunicação Social, chamando atenção para as falsas notícias.

Ainda na celebração o Pe. Rocha comunicou à 1ª Companhia das Guias de Mangualde a decisão da Direção do Complexo Paroquial em ceder, àquela Companhia, um espaço destinado à sua sede.

No final a Chefe das Guias de Mangualde, Ana Coelho, agradeceu a presença de todos, dirigindo um especial agradecimento ao Cónego Seixas, que foi o impulsionador deste Movimento.

Agradeceu ainda ao Pe. Rocha, à Direção do Complexo Paroquial, Autarquia, Bombeiros, à GNR e a outras entidades que têm colaborado com a Companhia das Guias.



 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

FCP 9204 1 1600x1200Investidura do Assistente do

Núcleo de Mangualde da FNA


No dia 22 de Abril, no decorrer da Missa dominical, realizou-se a investidura do Sr Padre Manuel Rocha como Assistente do Núcleo de Mangualde da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA).

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 1 de 175