S. Julião
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HOMILIA DE SEXTA FEIRA SANTA

As três leituras bíblicas deste dia falam-nos das denominadas “noites escuras” do ser humano. No quarto cântico do servo do Senhor, do profeta Isaías, aquele que é apresentado como rei-Messias, sacerdote e profeta, é contemplado no seu sofrimento e na sua morte. Solidário com as nossas culpas, foi trespassado por causa da nossa rebeldia, foi atormentado por causa das nossas maldades; o castigo que sofreu trouxe-nos a paz e pelas suas feridas alcançamos a saúde. A carta aos Hebreus apresenta-nos Jesus Cristo que, apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento. “E, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se, para todos os que Lhe obedecem, causa de salvação eterna”. A leitura da paixão segundo S. João descreve-nos a passagem triunfal de Jesus para o Pai. Este dia é o grande dia da teologia da cruz; colocam-se diante dos nossos olhos alguns momentos vividos por algumas pessoas: o abandono, o esquecimento e o silêncio de Deus. Uma teologia da cruz que tem de ser contemplada a partir da perspetiva pascal, salientando a unidade da cruz e da ressurreição.

Durante o ano, em dois momentos, são proclamadas as narrações da paixão, escritas pelos quatro evangelistas. Em cada ano, no Domingo de Ramos lê-se uma das narrações dos evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas); na sexta-feira santa, é sempre proclamada a narração da paixão segundo S. João. Este texto narra-nos o que viveu Jesus: em Cristo realiza-se a nova aliança de Deus com a humanidade; o seu sacrifício é um grande ato voluntário de amor; Ele é a definição essencial de Deus-amor. A relação do ser humano com Deus será através do amor a Cristo crucificado. A narração da paixão segundo S. João tem alguns aspetos que devem ser tidos em conta. Uma das características do quarto evangelho é que toda a vida de Jesus está orientada para a chamada hora de Jesus, e esta hora final é a cruz, donde brotará uma vida eternamente nova. Também nós, um dia, chegaremos à nossa hora final para passarmos a uma vida nova. Outro aspeto é que a narração da paixão segundo S. João começa num jardim e acaba noutro jardim: “Jesus saiu com os seus discípulos para o outro lado da torrente do Cédron. Havia lá um jardim, onde Ele entrou com os seus discípulos…; No local em que Jesus tinha sido crucificado, havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ainda ninguém fora sepultado”. Há nesta coincidência uma recordação do jardim do Genesis, onde aconteceu o combate entre a luz e as trevas. Ali triunfaram as trevas, agora triunfará a luz. Na história da humanidade, este combate será permanente até ao fim. Também no livro do Cântico dos Cânticos, um jardim é o lugar onde se manifesta, em diversos textos, o amor entre o esposo e a esposa. Um último detalhe que não podemos esquecer na narração de S. João é a presença da Mãe, Maria, ao pé da cruz. Ela simboliza a Igreja, e o próprio João, a seu lado, é o sinal dos crentes. Toda a Igreja há-de permanecer sempre, como Maria e João, ao pé da cruz…

A Semana Santa não pode ficar reduzida a recordar coisas do passado, que aconteceram já há muitos séculos. Todos os momentos que estamos a viver nestes dias são momentos do hoje de Deus. Como diz a Carta aos Hebreus, Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem hoje e por toda a eternidade. A Semana Santa é tempo propício, é tempo de graça, é tempo de anunciar uma verdadeira primavera do espírito que renova as forças da nossa vida.

Cónego Jorge Seixas

 
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HOMILIA DE QUINTA FEIRA SANTA

É tradicional que a quinta-feira santa seja conhecida como o “Dia do amor fraterno”, por causa das palavras e dos gestos de Jesus na ceia com os seus discípulos. Como é importante recordar que o amor tem de se exprimir em gestos de solidariedade para com os mais necessitados! A celebração deste dia assenta em três pontos muito importantes: a Eucaristia é a expressão permanente da nossa libertação; o lava-pés expressa o estilo de vida das nossas comunidades cristãs; a traição de Judas alerta-nos sobre a nossa fragilidade humana.

A leitura do livro do Êxodo narra-nos a Páscoa judaica como o memorial da libertação de um povo do jugo de Faraó, e como os judeus, quando celebram a ceia pascal, recordam os frutos daquela intervenção de Deus. Na segunda leitura, S. Paulo diz-nos que todas as vezes que comemos o pão e bebemos o cálice da Eucaristia anunciamos a morte do Senhor até que Ele venha, porque a sua morte foi a causa da nossa libertação do pecado. Recordamos a sua morte, celebramos a sua ressurreição e esperando a sua vinda gloriosa. Finalmente, o gesto de Jesus lavar os pés será, não somente um gesto simbólico, mas a expressão da forma de viver de todos aqueles que querem seguir Jesus. Todavia, a traição de Judas é um alerta sobre a nossa fragilidade humana. A liberdade tem de ser sempre bem vivida, todos necessitamos de uma permanente revitalização das nossas opções, para que não caiam em fraqueza e morram.

O lava-pés era, entre os judeus, um gesto de cortesia que se fazia a alguém para mostrar acolhimento e hospitalidade. Normalmente, era feito por um escravo ou por uma mulher. Então, por que é que Jesus o faz? Ele responde: “Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também”. Desta forma, Jesus diz quais são as características das comunidades que se irão formar em seu nome: o serviço, o acolhimento, a hospitalidade, a igualdade e a liberdade têm de gerar amor. O gesto de Jesus não é somente um sinal de humildade, mas uma afirmação dos valores que possibilitam o verdadeiro amor a Deus e que são também os valores que configuram o amor aos outros e a luta pela sua dignidade. A resistência de Pedro simboliza a atitude de todos aqueles que na comunidade não aceitam a atitude de serviço, mas que reivindicam uma importância e uma superioridade sobre os outros. Perante esta atitude, Jesus diz a Pedro: se procederes assim, não és dos meus. Jesus não quer que as relações entre os seus discípulos sejam de domínio, nem de poder, mas de serviço e de amor.

Finalmente, o último ponto que podemos salientar na celebração desta quinta-feira santa é a traição de Judas: “o Demónio já tinha metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de entregar Jesus”. Na traição de Judas, por um lado podemos ver a fragilidade humana e, por outro, o respeito de Deus pela liberdade humana. Jesus deseja que os seus discípulos sejam como Ele. Estará sempre disposto a dar a Judas novas oportunidades e até a lavar-lhe os pés, como aos outros, mas, acima de tudo, respeitará a sua liberdade.

A fragilidade humana necessita de ser fortalecida. Como? A resposta é a lição final desta quinta-feira santa: a importância da Eucaristia. A Eucaristia é o pão e o sangue que dão vida. Por um lado, recorda-nos que fomos libertados do pecado e que, se nos arrependermos, teremos sempre o perdão e a misericórdia; por outro lado, sentimos que, quando comungamos, enchemos o nosso interior com sinais de vida. Como o pão material se converte em sangue do nosso corpo, e o sangue fortalece e irriga o nosso corpo, cada vez que comemos o pão da Eucaristia deixamos Cristo vivo entrar e fortalecer o nosso corpo e a nossa vida. Que a riqueza espiritual desta quinta-feira santa encha de fortaleza os nossos corações.

 

 
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HOMILIA DE DOMINGO DE RAMOS (ANO A)

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DSCF6435 800x600Com esta comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém, onde foi recebido com aclamações e ramos de árvores, iniciamos a Semana Santa, na qual somos convidados a viver os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem. Esta entrada do Messias na cidade de David não se deve considerar uma entrada triunfal, porque Jesus entra como uma pessoa humilde e pacífica. Se hoje trazemos os nossos ramos para aclamar um Cristo triunfante é porque estamos a pensar naquele que veio a este mundo e continua a vir em cada um de nós, em nome do Senhor, para edificar a razão mais profunda da nossa existência humana e cristã. Tradicionalmente, este dia é de festa e de alegria, introduz-nos nos diversos sentimentos e realidades que vamos viver nos próximos dias em poderemos comprovar como aquelas pessoas que, com um entusiasmo passageiro aclamavam Jesus num dia como o de hoje, serão as mesmas que na próxima sexta-feira o rejeitarão e pedirão a sua crucificação e morte. A vida das pessoas é constituída de triunfos e de fracassos, de sorrisos e de lágrimas, de momentos esplendorosos e de momentos de escuridão. Viver a Semana Santa é uma boa ocasião para rever a nossa vida e vida das pessoas que nos rodeiam, com a firme esperança de que à dor da próxima sexta-feira seguir-se-á a alegria do domingo da Ressurreição. A luz triunfará sempre sobre as trevas, a nossa alegria pascal superará definitivamente todos os sinais de morte.

Este domingo é marcado pela narração da paixão segundo S. Mateus. Neste texto, existem quatro aspetos que só aparecem em S. Mateus: a morte de Judas; o gesto de Pilatos lavar as mãos; a perturbação da mulher de Pilatos por causa da inocência de Jesus e a presença de soldados a guardar o sepulcro de Jesus. Não deixa de ser curioso que Mateus inicie o seu evangelho com a figura do rei Herodes, dos sumos-sacerdotes e dos escribas a procurarem a morte de Jesus-menino; e o acabe apresentando Pilatos, os sumos-sacerdotes e os escribas a condenarem à morte Jesus-adulto; e que Jesus é sempre apresentado como o rei dos judeus. Quando S. Mateus narra a infância de Jesus, encontramos cinco momentos onde aparecem amigos e inimigos de Jesus. Os amigos são Maria, seu esposo José e os magos vindos do Oriente; e os inimigos são Herodes, os escribas e os fariseus. Ora, no relato da paixão repete-se o mesmo esquema: os amigos são José de Arimateia, Maria Madalena e algumas mulheres e alguns discípulos; e os inimigos são os sumos-sacerdotes e os soldados romanos. Na história da humanidade, a figura de Jesus sempre foi e é polémica, ou é seguido ou é perseguido, ou é admirado ou é marginalizado, por uns ou por outros.

Segundo S. Mateus, os discípulos de Jesus tinham proclamado que Ele era o Filho de Deus; por isso, a sua fuga e o terem abandonado o Mestre é ainda mais escandaloso, mas é a imagem da fragilidade humana. Pedro, que tinha sido salvo por Jesus quando se afundava no mar e que tinha confessado que Jesus era o Messias, negou-o por três vezes. No início do seu evangelho, para S. Mateus eram os magos, uns personagens gentios, que procuravam Jesus perante a hostilidade dos judeus; no relato da paixão, é uma mulher pagã, a esposa de Pilatos, a que mais defende Jesus.

Cónego Jorge Seixas

 
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Via Sacra ao vivo no Monte

da Senhora do Castelo

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 No dia 2 de abril às 16h30 realizou-se no Monte da Senhora do Castelo a Via Sacra ao vivo, que já faz parte do programa pascal.

A Encenação da Paixão de Cristo realiza-se na Paróquia de Mangualde desde 2010, respondendo a um desafio feito pelo Rev. Cónego Jorge Seixas à Catequese.

As 14 estações foram representadas em diversos pontos do monte e contou com a participação de crianças e jovens dos diversos anos da catequese orientados pelos seus catequistas.

Foi presidida pelo Rev. Cónego Jorge Seixas e Diáconos Paulo Vicente e Manuel Vaz.

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A 1ª Estação começou ao lado da Ermida, seguindo-se as outras ao longo do Monte, terminando atrás da Ermida, onde Jesus foi sepultado.

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A Encenação foi seguida e vivida pelos fiéis que percorreram a caminhada de Jesus a carregar a Cruz.

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No final o Rev. Cónego Jorge Seixas agradeceu a todos que ajudaram neste momento de reflexão: ao Coordenador Geral da Catequese, Diácono Manuel Vaz, aos Catequistas, às crianças e jovens da Catequese e aos respetivos pais que ajudaram na preparação de cada estação.

Nos agradecimentos não esqueceu os técnicos de som.

Antes da bênção final o Pároco de Mangualde Rev. Cónego Jorge Seixas salientou: “A Vida não acaba na Morte. Com a vitória de Cristo na Cruz estão abertas as portas para a Vida na sua plenitude.”

 
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HOMILIA DO 4º DOMINGO DA QUARESMA (ANO A)

 

O cego de nascença dizia aos fariseus: “Jesus pôs-me lodo nos olhos; depois fui lavar-me e agora vejo…Ele é um profeta…Eu creio em Ti, Senhor”. Os textos bíblicos deste domingo, apesar de descreverem acontecimentos que vivemos quando começámos a pertencer à Igreja, revelam o mistério que celebramos na Eucaristia e prepara-nos para o encontro com Cristo ressuscitado na Vigília Pascal. Com efeito, somos nós que, para sermos reis, fomos ungidos pelo Espírito de Cristo, e para vermos, lavamos os nossos olhos nas águas do Enviado, no misterioso Siloé do sacramento do batismo. Nós somos o cego que nasceu nas trevas, para que no nosso coração sejam reveladas as obras de Deus. Somos nós os que, estando no meio dos mortos, fomos iluminados por Cristo. No dia do nosso batismo, fomos incorporados em Cristo, fomos ungidos como Ele para sermos sacerdotes, profetas e reis. Hoje, somos acolhidos pelo Senhor que é o nosso pastor, que preparou a sua mesa para nós, que com óleo perfuma as nossas cabeças e faz transbordar o cálice da nossa salvação.

O texto da cura do cego de nascença é a segunda catequese batismal desta Quaresma e transmite-nos a seguinte mensagem: Cristo é a luz do mundo; pelo batismo, somos iluminados por Cristo; com Cristo, passamos da condição de escravos à liberdade de filhos de Deus. É uma catequese sobre Cristo (Quem é Jesus de Nazaré?), mas também uma catequese sacramental (quais são os sacramentos pascais?). A cura da cegueira não é apresentada como um milagre para dar vista aos olhos daquela pessoa, mas como um sinal que é dado ao cego para que chegue a ver, em Jesus de Nazaré, o Enviado de Deus. A cura da cegueira é um sinal para que o cego acredite! A incapacidade daquele homem para ver a luz do dia representa a incapacidade de todo o homem e mulher para ver a luz de Deus, que é Jesus Cristo, ou seja, todos somos aquele cego! Mas nem todos somos cegos da mesma maneira: uns sabem e reconhecem que não vêem; outros, apesar de cegos, dizem que vêem. Cristo veio ao mundo “para exercer um juízo: os que não vêem ficarão a ver; os que vêem ficarão cegos”. A cura do cego é a explicação da revelação que Jesus tinha feito, ao dizer: tenho de trabalhar nas obras d’Aquele que Me enviou…Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo”.

Curando o cego, curando-nos da nossa cegueira, Jesus realiza a obra de Deus e manifesta-se como luz do mundo. Na narração evangélica deste domingo, Jesus revela-se como a luz do mundo. Mas, há um pormenor neste texto: a piscina onde Jesus mandou o cego lavar-se tinha o nome de “Siloé”, que quer dizer “Enviado”. O cego é enviado a lavar-se na piscina do Enviado de Deus. Ele foi, lavou-se e ficou a ver. Agora, se nos perguntarem quem é Jesus de Nazaré, já sabemos responder: Jesus é o Enviado de Deus, é a luz que dá a vista a um cego para, depois, lhe dar a fé, Jesus é a luz do mundo! Agora, sabemos responder à pergunta sobre quais são os sacramentos pascais: o batismo é o nosso Siloé, é a piscina onde nos encontramos com o Enviado, com o Senhor ressuscitado. A Eucaristia é o sacramento de comunhão com Cristo, para o encontro com a luz do mundo, para que, iluminados por Ele, possamos percorrer o caminho da vida.

Na água da fonte batismal, na nossa piscina de Siloé, encontrámos Jesus Cristo, o Enviado do Pai: ali passámos das trevas para a luz, da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.

Cónego Jorge Seixas

 
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