S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Julho 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje336
mod_vvisit_counterOntem305
mod_vvisit_counterEsta semana2130
mod_vvisit_counterEste mês9207
mod_vvisit_counterTotal4330770
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 4366 1600x1200IMG 4345 1600x1200

Crisma em Mangualde

No dia 2 de junho, na Igreja Paroquial de Mangualde, pelas 18h00, foi crismada cerca de uma centena de jovens e alguns adultos do Arciprestado de Mangualde, pelo Cónego António Jorge - Vigário Episcopal e Pe. Nuno Azevedo – Arcipreste da Beira Alta, dada a impossibilidade da presença de D. Ilídio Leandro, por motivos de doença.

Concelebraram os párocos dos crismandos.

O Pe. Rocha anunciou as paróquias presentes e informou que os crismandos tiveram a formação adequada para receberem o Espírito Santo, pedindo o sacramento.

Na homília o Cónego António Jorge salientou a importância dos jovens no futuro da igreja e da sociedade. Pediu-lhes que participem nas celebrações, que “calcem as sapatilhas e sejam missionários …”

Terminada a homília os crismandos foram convidados a fazer a profissão de fé e a viver o momento da imposição das mãos com um coração aberto à acção do espírito em cada um deles. Chegado o momento da unção com o óleo do crisma o Cónego António Jorge e o Pe. Nuno Azevedo procederam à administração do Sacramento dos crismandos dirigiram-se ao altar acompanhados dos padrinhos, para receberem o Espírito Santo.

No final da celebração, o Presidente, Pe. António Jorge, desafiou os jovens a irem pelo mundo testemunhar o amor de cristo por palavras e obras.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 4267 1600x1200

Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Manifestação de fé

     No dia 31 de maio, Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, realizou-se na Paróquia de Mangualde, na missa das 11h00, a Festa da Primeira Comunhão.

 Foi um momento especial para 75 crianças do 3º ano que, pela primeira vez, receberam Jesus na Hóstia Consagrada.

O Pe. Rocha dirigiu-se de um modo particular a estes meninos e meninas, explicando-lhes o significado deste dia nas suas vidas e pediu-lhes que participassem na eucaristia.

“Hoje ides receber Jesus no vosso coração, neste pedacinho de pão que é o Corpo de Cristo e que vos ajudará a serdes mais bonitos … procurai participar todos os domingos na missa …”.

De seguida perguntou-lhes: “Jesus pode contar convosco? …” e da assembleia ouviu-se o sim.

Aos pais lembrou o compromisso que fizeram no dia do batismo. Por sua vez, os pais agradeceram a ajuda que a paróquia desenvolve no crescimento da fé dos seus filhos.

No final receberam o diploma.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

Da parte da tarde, das 14h30 às 18h00, decorreu a Adoração Eucarística.

Às 18h00 estava prevista a Procissão do Corpo de Deus, mas devido à chuva que se fez sentir não foi possível esta manifestação de fé pelas ruas da cidade.

A cerimónia decorreu na Igreja Paroquial com a presença de centenas de fiéis.

O Pe. Rocha aproveitou a ocasião para fazer uma catequese a partir do que significa a Custódia.

Dadas as condições climatéricas convidou os fiéis a participarem na procissão simbólica na praceta do Complexo Paroquial.

Estiveram presentes Autoridades, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, Escuteiros, Guias, Fraternidade Nuno Álvares, Banda Filarmónica de Lobelhe, crianças, catequistas, acólitos e muitos fiéis que acompanharam em grande manifestação de fé o Corpo de Deus.

Em momento oportuno, o Pároco aproximou-se da entrada do Complexo e deu a bênção à cidade de Mangualde.

Concluíu-se, depois, o mês de maio com a recitação do terço.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 3858 1600x1200

Festa da Vida

No dia 27 de maio, Dia da Santíssima Trindade, os jovens do 8º ano celebraram a Festa da Vida.

Nesta Festa o Pároco de Mangualde dirigiu-se de uma maneira especial aos jovens presentes.

Referiu que neste dia era feito um convite à comtemplação de Deus que é amor, que vêm ao nosso encontro, que está atento aos nossos problemas e que acompanha a nossa caminhada. Convidou estes jovens a participarem e a viverem este amor trinitário.

De acordo com o Pe. Rocha uma vida cristã autêntica só pode ser uma vida “trinitária”, a “comunhão” das Três pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo.

No final receberam a cruz e o respetivo diploma.

Os cânticos estiveram a Cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 3677 1600x1200


IMG 3709 1600x1200

Festa do Compromisso

No dia 20 de maio – Domingo de Pentecostes - na Missa das 11h00, os jovens da Catequese da Paróquia de Mangualde do 9º ano celebraram a Festa do Compromisso.

 

O Pe. Rocha neste domingo dirigiu-se de uma forma especial a estes jovens que neste dia se comprometeram com Jesus.Na homilia o Pároco chamou atenção para a importância da Festa do Compromisso.

Desafiou os jovens a abraçarem o projeto de Jesus, lembrando que a vida na terra é uma passagem.

Referiu ainda que dinheiro poder, prestígio, marginalização e egoísmo devem dar lugar à vida pobre, ao serviço, à simplicidade, ao acolhimento e ao amor.

Em resposta os Jovens comprometeram-se a Amar, Acreditar, Celebrar e Viver o amor de Deus, pedindo-lhe que os ajude nesta caminhada.

No Final foi entregue o respetivo diploma.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

DSC09716 1600x1200


DSC09747 1600x1200

Preparação dos noivos para

o Sacramento do Matrimónio

Nos dias 5 e 19 de Maio realizou-se mais uma sessão de preparação para o Sacramento do Matrimónio, promovido pelo C.P.M - Centro de Preparação para o Matrimónio, da Paróquia da Mangualde. Seis casais de noivos, oriundos da paróquia de Mangualde, mas também de outras paróquias do nosso Arciprestado e da nossa Diocese, aceitaram o desafio de passar duas tardes a trocar experiências e vivências com os casais que compõe a equipa do CPM de Mangualde para, assim, melhor preparem a entrada na vida a dois.

Nas duas sessões realizadas foram abordados diversos temas, relacionados com a vida em casal durante o noivado e após o casamento. Desta forma, pretendeu-se que os noivos reflectissem sobre a sua futura vida a dois e sobre as diferenças e desafios que irão enfrentar. Tudo isto sempre completado com o testemunho dos casais da equipa do CPM que, através da sua experiência e vivência, procuraram dar pistas e indicar caminhos para as diversas situações que a vida em casal pode proporcionar. De modo especial, foi dado destaque ao diálogo como principal meio para se ultrapassar as dificuldades, contrariedades e eventuais quebras de harmonia no seio do casal.

A equipa teve sempre o apoio e participação do seu assistente Pe. Manuel Rocha.

No final da segunda sessão, os noivos, juntamente com a equipa do CPM, participaram na Eucaristia, durante a qual receberam a bênção que a Igreja especialmente dedica aos casais que se preparam para o Matrimónio, bem como um certificado de participação e uma flor.

O dia terminou com um lanche convívio oferecido pela Paróquia de Mangualde.

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial, apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.

O CPM pretende ajudar os noivos a: preparar o seu matrimónio, reflectir sobre o seu noivado, dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos. Para, assim, despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo; validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais; fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois; reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações; desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família; formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

A Equipa do CPM

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL