S. Julião

7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje220
mod_vvisit_counterOntem263
mod_vvisit_counterEste mês13805
mod_vvisit_counterTotal4380047
Visitors Counter 1.5

CATEQUESE PAROQUIAL 2018/2019

INSCRIÇÕES E/OU RENOVAÇÃO

Estão abertas as inscrições e renovação das inscrições para a Catequese. Devido à legislação da Protecção de Dados, todos os pais ou encarregados de educação dos catequizandos devem, obrigatoriamente, passar pela Secretaria para preencher e assinar a Ficha. Devem fazê-lo até ao final do mês de Setembro.

IMG 4366 1600x1200IMG 4345 1600x1200

Crisma em Mangualde

No dia 2 de junho, na Igreja Paroquial de Mangualde, pelas 18h00, foi crismada cerca de uma centena de jovens e alguns adultos do Arciprestado de Mangualde, pelo Cónego António Jorge - Vigário Episcopal e Pe. Nuno Azevedo – Arcipreste da Beira Alta, dada a impossibilidade da presença de D. Ilídio Leandro, por motivos de doença.

Concelebraram os párocos dos crismandos.

O Pe. Rocha anunciou as paróquias presentes e informou que os crismandos tiveram a formação adequada para receberem o Espírito Santo, pedindo o sacramento.

Na homília o Cónego António Jorge salientou a importância dos jovens no futuro da igreja e da sociedade. Pediu-lhes que participem nas celebrações, que “calcem as sapatilhas e sejam missionários …”

Terminada a homília os crismandos foram convidados a fazer a profissão de fé e a viver o momento da imposição das mãos com um coração aberto à acção do espírito em cada um deles. Chegado o momento da unção com o óleo do crisma o Cónego António Jorge e o Pe. Nuno Azevedo procederam à administração do Sacramento dos crismandos dirigiram-se ao altar acompanhados dos padrinhos, para receberem o Espírito Santo.

No final da celebração, o Presidente, Pe. António Jorge, desafiou os jovens a irem pelo mundo testemunhar o amor de cristo por palavras e obras.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

IMG 4267 1600x1200

Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Manifestação de fé

No dia 31 de maio, Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, realizou-se na Paróquia de Mangualde, na missa das 11h00, a Festa da Primeira Comunhão.

Foi um momento especial para 75 crianças do 3º ano que, pela primeira vez, receberam Jesus na Hóstia Consagrada.

O Pe. Rocha dirigiu-se de um modo particular a estes meninos e meninas, explicando-lhes o significado deste dia nas suas vidas e pediu-lhes que participassem na eucaristia.

“Hoje ides receber Jesus no vosso coração, neste pedacinho de pão que é o Corpo de Cristo e que vos ajudará a serdes mais bonitos … procurai participar todos os domingos na missa …”.

De seguida perguntou-lhes: “Jesus pode contar convosco? …” e da assembleia ouviu-se o sim.

Aos pais lembrou o compromisso que fizeram no dia do batismo. Por sua vez, os pais agradeceram a ajuda que a paróquia desenvolve no crescimento da fé dos seus filhos.

No final receberam o diploma.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

Da parte da tarde, das 14h30 às 18h00, decorreu a Adoração Eucarística.

Às 18h00 estava prevista a Procissão do Corpo de Deus, mas devido à chuva que se fez sentir não foi possível esta manifestação de fé pelas ruas da cidade.

A cerimónia decorreu na Igreja Paroquial com a presença de centenas de fiéis.

O Pe. Rocha aproveitou a ocasião para fazer uma catequese a partir do que significa a Custódia.

Dadas as condições climatéricas convidou os fiéis a participarem na procissão simbólica na praceta do Complexo Paroquial.

Estiveram presentes Autoridades, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, Escuteiros, Guias, Fraternidade Nuno Álvares, Banda Filarmónica de Lobelhe, crianças, catequistas, acólitos e muitos fiéis que acompanharam em grande manifestação de fé o Corpo de Deus.

Em momento oportuno, o Pároco aproximou-se da entrada do Complexo e deu a bênção à cidade de Mangualde.

Concluíu-se, depois, o mês de maio com a recitação do terço.

IMG 3858 1600x1200

Festa da Vida

No dia 27 de maio, Dia da Santíssima Trindade, os jovens do 8º ano celebraram a Festa da Vida.

Nesta Festa o Pároco de Mangualde dirigiu-se de uma maneira especial aos jovens presentes.

Referiu que neste dia era feito um convite à comtemplação de Deus que é amor, que vêm ao nosso encontro, que está atento aos nossos problemas e que acompanha a nossa caminhada. Convidou estes jovens a participarem e a viverem este amor trinitário.

De acordo com o Pe. Rocha uma vida cristã autêntica só pode ser uma vida “trinitária”, a “comunhão” das Três pessoas divinas – Pai, Filho e Espírito Santo.

No final receberam a cruz e o respetivo diploma.

Os cânticos estiveram a Cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL