S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Janeiro 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Entrada



Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2288
mod_vvisit_counterOntem2113
mod_vvisit_counterEsta semana4401
mod_vvisit_counterEste mês61705
mod_vvisit_counterTotal4294428
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde

Crianças e Idosos comemoraram

o São João

 

100_2314_800x600

100_2322_800x600

100_2344_800x600

                                                                                                                                       

 

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Intervenção Precoce - ECDIPIV

1999-2009 – 10 Anos de IPI, Um Sucesso de Parceria

 

No dia 26 de Junho de 2009, realizou-se no Auditório do ISS, IP – Centro Distrital de Viseu, o Encontro das EID do Distrito de Viseu intitulado “1999-2009 – 10 Anos de IPI, Um Sucesso de Parceria”.

A promoção deste Encontro teve como objectivo fazer um balanço dos 10 Anos de IPI e do percurso de cada EID, para isso foi programada uma apresentação por cada Equipa onde puderam retratar as suas vivências.

O Encontro subdividiu-se em quatro Painéis: Dinâmicas de Funcionamento em IPI, A Família como Elemento da Equipa, Projectos de 3ª Geração – a IPI em Interacção com a Comunidade e Casos de Sucesso. Para a moderação de cada painel, foram convidados representantes das diferentes Instituições de Enquadramento: Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo e Associação de Solidariedade Social de Lafões.

 

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Um Ano Sacerdotal

O Ano Sacerdotal é, antes de mais, um ano para que toda a Igreja possa olhar a realidade daquele sacerdócio que participa do sacerdócio de Cristo cabeça, pastor e servo. Olhar e compreender o dom que é para si e para o mundo. Dom que, por isso, esta Igreja reza e suplica de Deus para que continuamente se reavive em todos os sacerdotes da Igreja. E para que encontre a disponibilidade e generosidade de corações que se disponham a ser sacramento do sacerdócio eterno de Cristo, em cada geração.

Deste Cristo, o sacerdote recebe o seu código genético, ele não é do mundo, por isso, não é atribuição do mundo definir segundo critérios e concepções horizontais a sua identidade. Nem é fruto de condições sócio-culturais ou religiosas favoráveis, é puro dom de Deus concedido antes de mais e sobretudo à comunidade cristã para a edificação da Igreja (S. Tomás).

Mas é também um dom para agradecer. "Ele foi ordenado para actuar em nome de Cristo-Cabeça, para ajudar os irmãos a entrar na vida nova aberta por Cristo, para lhes dispensar os seus mistérios: a Palavra, o perdão e o Pão da Vida, para os reunir no seu Corpo e ajudá-los a formar-se interiormente, para viver e actuar segundo o desígnio salvífico de Deus" (João Paulo II). E agradecer mesmo quando isto não é possível porque as circunstâncias são adversas, a simples presença, o testemunho silencioso de fé em ambientes indiferentes ou não cristãos...

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

SOMOS UM POVO A CAMINHO…

 

 

Ano Sacerdotal

O Papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. 

O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é o de «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote». Está previsto que o Papa o abra com uma celebração de Vésperas, em 19 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação Sacerdotal, «em presença da relíquia do Cura de Ars trazida pelo bispo de Belley-Ars», Dom Guy Claude Bagnard. 

O encerramento será celebrado um ano depois, com um «Encontro Mundial Sacerdotal» na Praça de São Pedro. O objectivo deste ano é, segundo expressou o próprio Papa aos membros da Congregação para o Clero, «ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea». Outro tema importante no qual se quer incidir é a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes ligando-a à dos seminaristas».

Os sacerdotes do Arciprestado de Mangualde convidam todos os fiéis para uma Solene Concelebração Eucarística, às 21 horas, na Igreja Paroquial de Mangualde, presidida pelo Pároco de Mangualde. Gostaríamos de ter os nossos paroquianos connosco numa única celebração. É com muita alegria que vos convidamos a todos, como também todos os movimentos da Igreja.

 

Festa de Nossa Senhora do Amparo

No dia 30 de Maio, às 18 h, na Igreja da Misericórdia, foi celebrada a Festa de Nossa Senhora do Amparo, coincidindo com a Missa da Vigília do Pentecostes. A Mesa da Santa Casa da Misericórdia, como sempre, esteve presente, presidida pelo Senhor Provedor. Todos foram convidados a meditar em Maria, a mulher sempre presente nos primórdios da Igreja, especialmente no dia do Pentecostes

 

Festa da Palavra

No dia 31 de Maio, na Igreja Paroquial, às 11 horas, 89 anos crianças fizeram a Festa da Palavra. Foi uma celebração encantadora, onde as crianças participaram activamente na proclamação da Palavra, no canto e na homilia. Estas crianças receberam das mãos dos seus familiares o Livro da Sagrada Escritura. Felicitamos os catequistas que, como sempre, foram incansáveis em preparar tão bem esta celebração e estas crianças ao longo do ano catequético.

 

Encontro Jubilar dos Cursistas

No dia 31 de Maio, em Lobelhe, nas imediações da Capela de Nossa Senhora das Neves, realizou-se o Encontro Jubilar dos Cursistas da Zona Pastoral da Beira-Alta. Estiveram presentes cerca de centena e meia de pessoas, oriundas dos 4 arciprestados: Fornos de Algodres, Mangualde, Nelas e Carregal do Sal. Alguns párocos quiseram acompanhar os seus paroquianos. Às 15 h teve início a Concentração com o cântico “Decolores”. De seguida, houve um momento de partilha de experiências de vida. Cada arciprestado fez-se representar com um testemunho. O Pe. Jorge Seixas, Pároco de Mangualde, fez uma reflexão alusiva ao momento. Esta 1ª parte do programa foi encerrada com um momento de oração. De seguida, foi o lanche festivo e partilhado.

 

Encerramento do Mês de Maria

No dia 31 de Maio, às 21 h, na Igreja Paroquial, os Escuteiros orientaram a recitação do terço, encerramento de uma forma bonita o Mês de Maria.

 

Festa do Pai-Nosso e da Ave-Maria

No dia 6 de Junho, 97 crianças fizeram a Festa do Pai-Nosso e 89 fizeram a Festa da Ave-Maria. Uma celebração muito participada pelas crianças, dignificando o momento, tendo sido preparada pelos catequistas, a quem muito agradecemos. Em momento próprio, cada criança recebeu o terço das mãos de um dos seus familiares.

 

Festa da 1ª Comunhão

No dia 7 de Junho, 92 crianças fizeram a 1ª Comunhão. É sempre um dia marcante na comunidade paroquial. A alegria e o encanto das crianças eram contagiantes a todos os que quiseram estar presentes nesta celebração. Cantaram, conversaram com o Pároco na homilia, participaram em muitos outros momentos da celebração. Aos catequistas, vai sempre o nosso apreço pelo trabalho e dedicação.

 

Assembleia Arciprestal

No dia 7 de Junho, às 15 h, numa das Salas do Centro Paroquial, realizou-se a Assembleia Arciprestal, presidida pelo Arcipreste, Pe. Manuel Chaves de Andrade. Um dos pontos de agenda foi a eleição dos representantes ao Conselho Pastoral Diocesano.

 

Festa de S. António na Roda

No dia 7 de Junho, às 16 h, na povoação da Roda, foi celebrada a Festa de Santo António. No interior e no exterior da Capela, respirava-se alegria e espírito de festa. O interior da Capela e os andores estavam muito bem enfeitados. É de salientar a passadeira à porta da Capela. A Banda de Santar solenizou o acto celebrativo. Felicitamos todos aqueles que prepararam com tanto brilho esta festa.

 

Promessas do CNE

No dia 9 de Junho, às 22 h, em Lobelhe, realizou-se a Vigília de preparação para as Promessas dos nossos escuteiros. No dia 10 de Junho, às 10 h, foi celebrada a Eucaristia das Promessas, presidida pelo Assistente, Pe. Jorge Seixas, estando também presente o Pároco, Pe. Nuno Azevedo. No final da celebração, decorreu um almoço partilhado.

 

Corpo de Deus

No dia 11 de Junho, a Igreja em Portugal celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus. A nossa comunidade paroquial não ficou insensível a esta celebração. Foram muitos os fiéis que participaram na celebração da Eucaristia. O Santíssimo Sacramento esteve solenemente exposto toda a tarde, tendo a nossa Igreja tido sempre um número grande de pessoas a fazer a sua oração. Às 18 h, saiu a Procissão Eucarística que percorreu algumas ruas da nossa cidade. Muitas pessoas quiseram fazer deste momento uma grande manifestação de fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Além da Banda Filarmónica, esteve presente a Fanfarra dos Bombeiros. Muitas crianças e jovens da Catequese estiveram presentes, acompanhados pelos seus catequistas; os escuteiros e a Fundação Nuno Álvares também estiveram representados em grande número. Ao longo do trajecto, com agrado, se viram algumas passadeiras de flores e algumas colchas nas varandas de algumas casas. No final da procissão, foi dada a Bênção. Agradecemos aos escuteiros e aos catequistas a organização da Procissão.

 

Festa da Profissão de Fé

No dia 11 de Junho (Dia do Corpo de Deus), na Missa das 11 h, 88 jovens fizeram a Festa da Profissão de Fé. Como sempre, o mérito da celebração vai todo para os catequistas.

 

Números da Catequese Paroquial

Neste ano de 2009, frequentaram 764 crianças e jovens a Catequese Paroquial. Recorde-se que no ano de 2008, o número de catequizandos foi de 791.

 

Festa de Santo António da Serra

No dia 13 de Junho, na Serra dos Cabaços, foi celebrada a Festa de S. António. Muitas pessoas acorreram a este lugar aprazível, onde, outrora, foi construída uma belíssima capela em honra deste santo português. A Eucaristia teve início às 10h 30m, onde todos tiveram a oportunidade de reflectir na personalidade e na espiritualidade antonianas, como também serem sensíveis à missão que Jesus Cristo nos dá: “ser sal da terra”, “ser luz do mundo”. No final da Eucaristia, procedeu-se à procissão. Depois do momento de oração, é sempre encantador ver a romagem dos rebanhos a este local. À Comissão apresentamos as nossas felicitações.

 

Encerramento da Catequese da Paróquia de Mangualde

No dia 14 de Junho, pelas 14H30, realizou-se, no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, o espectáculo de encerramento da catequese na qual participaram vários jovens e um grupo de crianças do 3º ano.

O espectáculo constou de música e teatro. A abertura esteve a cargo do Rev. Cónego Jorge Seixas, pároco de Mangualde.

A tarde finalizou com um lanche convívio partilhado entre todos.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Centro de Dia - Actividades

Crianças e Idosos

 

Mais uma vez, e como tinha sido prometido, as crianças do Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara EB1 n.º 2 de Mangualde fizeram uma visita aos Idosos do Centro de Dia do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde no dia 17 de Junho de 2009.

Animação, alegria e boa disposição são alguns dos ingredientes que nunca faltam neste encontro entre miúdos e graúdos. E como a música é uma constante na nossa vida, as crianças presentearam os mais velhos com uma dança moderna e outra mais antiga, mas sempre actual. Houve ainda lugar a uma peça de teatro referente a uma obra literária trabalhada em contexto de aula, “A Menina do Mar” e no final uma canção entoada por todas as crianças, referente à despedida deles da Escola Primária, já que no próximo ano todos estarão no 2º ciclo.

Como forma de agradecimento pela brilhante actuação das crianças, uma das idosas do Centro de Dia partilhou uma pequena parte da sua história de vida e para terminar todos os idosos cantarolaram algumas músicas tradicionais portuguesas.

Da parte dos Senhores Professores, ficou a promessa de que para o ano haverá mais encontros inter-geracionais, o Centro de Dia agradece.

p6180129

 
<< Início < Anterior 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 Seguinte > Final >>

Página 168 de 175